Fevereiro de 1996
1 - Morre em Lisboa o repórter Celestino Amaral, pioneiro do moderno jornalismo de investigação, que foi jornalista do Expresso e da SIC.
1 - Conhecido um abaixo assinado de 150 jornalistas da RTP solidários com Mário Crespo que foi vítima de um processo disciplinar por, alegadamente, ter feito afirmações sobre matéria patrimonial da empresa em artigo de 16/12/95 em “A Capital”.
2 - O secretário de Estado da Comunicação Social solicita à AACS que investigue as situação de rádios locais que se limitam a retransmitir o sinal da programação de outras estações (nomeadamente da TSF e da IURD e dos titulares das frequências de âmbito regional)
3 - Todos os espaços publicitários das emissões deste dia na SIC foram adquiridos pela Renault
3 - Segundo o “Expresso”, Roberto Carneiro propôs ao Governo que a TVI assumisse a prestação do serviço público de televisão, extinguindo-se o Canal 2.
5 - Realiza-se em Macau o VI Congresso da Associação da Imprensa Não Diária, sobre o tema “A Imprensa Lusófona no Mundo”.
6 - A APCT reitera uma deliberação do mês anterior de suspender por seis meses o “Semanário” por este, alegadamente, ter inflaccionado as suas tiragens em 1995.
7 - O grupo editorial Fórum Multimédia lança o “Cyber.net Interactivo” apresentado como a primeira edição portuguesa de uma revista em CD-ROM
8- Emídio Rangel, acompanhado de guarda-costas, entra à força na Cooperativa TSF, depois de o tribunal lhe ter dado razão na disputa com o grupo de Teresa Moutinho e Albertino Antunes.
9 - O secretário de Estado da Comunicação Social constitui uma comissão de especialistas de diversos sectores para reflectir e apresentar propostas sobre o futuro da televisão.
10 - O filme “Sete Pecados Mortais”, de David Fincher, recebe o Grande Prémio do Fantasporto 96.
10 - É divulgada a decisão do CA da RTP de processar a SIC, por esta promover uma entrevista com Rui Mateus acusando o canal público de ter censurado anteriormente esta mesma entrevista.
10 - O “Expresso” divulga a intenção de Stanley Ho de comprar a maioria do capital da TVI, podendo este canal passar a emitir directamente para Macau.
10 - Termina em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, um ciclo comemorativo dos 80 anos da distribuidora Filmes Castello Lopes, a decorrer desde o dia 3.
12 - Estreia uma nova grelha de programação na ‘nova’ Antena 1, com a novidade do “Bom Dia, Bósnia”, programa pensado para fazer a ligação às tropas portuguesas estacionadas em territórios da ex-Jugoslávia. A TSF estreia também programas novos, entre os quais um debate semanal sobre educação.
12 - A SIC é multada em cinco mil contos por se ter recusado a emitir tempos de antena da propaganda eleitoral e absolvida da queixa.crime por ter divulgado sondagens fora do prazo previsto na lei.
13 - O semanário “O Diabo” aparece nas bancas com novo grafismo, com o objectivo de conquistar um público mais jovem.
14 - O Parlamento Europeu aprova regras que propõem que mais de metade da programação das TV’s sejam de obras europeias, o volume e forma de inserção da publicidade e a aplicação de um dispositivo técnico (’v-chip) que permita aos pais controlar os programas vistos pelos. A Comissão Europeia terá, porém, a última palavra.
15 - Abre no Centro Cultural de Belém uma exposição sobre “A magia da imagem”: as técnicas de animação de imagens que estiveram na origem do cinema.
15 - Publicado o livro de Francisco Rui Cádima sobre “Salazar, Caetano e a Televisão”.
16 - Revista “Teleguia” deixa de publicar-se.
17 - É divulgado (cf. ‘Público’) que a verba concedida pelo Estado à RTP a título de indemnização compensatória duplicará em 1996 relativamente ao ano anterior, passando de 7,2 para 14,5 milhões de contos.
19 - A TVI aumenta o espaço dedicado à informação, mediante a emissão de ‘flashes’ informativos entre as 16.30 e as 19.30.
20 - A TVI comemora três anos de emissões, com uma média de ’share’ que varia entre os 12 e os 14 por cento.
24 - A partir de Julho de 1995, o ‘Expresso’ lidera o ranking dos jornais com maior audiência, seguido de perto pela ‘Notícias Magazine’, ‘A Bola’, o ‘Jornal de Notícias’ e o ‘Correio da Manhã’ (fonte: ‘Expresso’).
26 - Parecer do Centro de Estudos Jurídicos da Presidência do Conselho de Ministros conclui que a venda da RETI à Portugal Telecom é ilegal.
28 - Divulgado que a TVI terminou 1995 com prejuízos de cinco milhões de contos e uma dívida de 12 milhões.
Internacional
1 - Congresso dos EUA aprova a Lei das Telecomunicações, que inclui o Communications Decency Act, o qual visa, nomeadamente, impedir a divulgação de materiais obscenos na Internet.
12 - Termina em Cannes a 3ª edição do Milia - Mercado Internacional da Edição e dos Novos Media, que apontou para um ‘casamento’ da Internet com o CD-ROM