Março de 1996

1 - Décimo aniversário da Rádio Universitária de Coimbra.

1 - A Deltapress, ligada ao grupo Investec, passa a distribuir o diário desportivo “Record” e a revista “Máxima”.

1 - A Assembleia da República chumba, com os votos do PP, PSD e PCP uma proposta do Governo de alteração da lei da televisão, que visava abrir a possibilidade de o capital estrangeiro de países comunitários em operadores privados de TV poder ir além dos 15%. O PSD vota contra uma proposta que ele próprio anunciara ir apresentar a Bruxelas, enquanto Governo.

5 - A Federação Internacional de Jornalistas lança uma campanha internacional pela defesa da liberdade de expressão dos jornalistas argelinos.

5 - O “Público” completa seis anos de vida, afectado por resultados negativos em 1995.

6 - A SIC inicia a exibição de uma série -”Decadência” - que retrata a IURD e que foi produzida pela TV Globo, em guerra com aquele agrupamento religioso.

8 - A CGTP-IN insurge-se, em comunicado, contra a alegada intenção da Administração da RTP de reduzir em um quarto o número dos trabalhadores da empresa.

10 - Divulgado que Emídio Rangel figura, numa publicação editada no país vizinho, na lista das “Cien personajes clave de la television de los noventa”, devido ao sucesso da SIC.

11 - O programa da RDP “Cobras e Lagartos”, animado por Joaquim Letria, provoca enorme polémica e abre uma crise com Angola, pelo facto de aquele jornalista ter proferido expressões e emitido juízos considerados ofensivos para os dirigentes angolanos.

11 - Semana Nacional dos Media na Escola, promovida, até dia 15, pelo Instituto de Inovação Educacional do Ministério da Educação. No dia 12, o “Público” e o “Correio da Manhã” incluem um suplemento “Educmedia-Fórum de Produção dos Media na Escola”.

18 - O programa “Cobras e Lagartos” é suspenso e denunciado o contrato entre a RDP e Joaquim Letria.

20 - A jornalista Diana Andringa, da RTP, é eleita presidente do Sindicato dos Jornalistas.

21 - A Direcção de Informação e Programação da RTP apresenta a sua demissão, por se recusar a aceitar uma ordem de serviço da Administração na qual se impunha a necessidade de autorizações prévias a gastos.

22 - O filme publicitário “Ovelhas” (representando um pastor com telemóvel, conhecido por “Tou Xim”), feito pela Young & Rubicam para a Telecel, ganhou o Grande Prémio RTC de publicidade.

26 - A presidente do CA da RTP, Manuela Morgado, apresenta a demissão do cargo.

28 - A Assembleia Geral da RTP nomeia Manuel Roque Martins presidente do Conselho de Administração, transitando da anterior equipa, tal como mais três elementos.

30 - Carlos Cruz nomeado director de programas da TVI, agora presidida por Carlos Monjardino.

31 - A TV Cabo integra na sua oferta três novos canais: o Panda (desenhos animados), o Fiesta (séries e filmes populares e espectáculos musicais) e o Tele-Notícias (informação, em castelhano).
Internacional

1 - Trinta proprietários de estações de TV norte-americanas aceitaram adoptar um sistema de classificação dos programas de acordo com os respectivos conteúdos, a implementar a partir de Janeiro de 1997.

6 - Quatro grupos de comunicação da Europa - Canal Plus, Havas, Bertelsmann e Murdoch - anunciam a assinatura de uma aliança com vista ao desenvolvimento da televisão digital na Alemanha.

14 - Divulgado que existem nos EUA 175 diários acessíveis através da Internet, o triplo do que existia no início de 1995. No planeta aquele número eleva-se a 775.