Publicado livro “Áfricas: mobilidade, violência, memória e criatividade” no âmbito do Projeto

O livro Áfricas: mobilidade, violência, memória e criatividade, editado pelo investigador e professor João Sarmento, é um dos resultados da Escola de Verão “Áfricas. Mobilidade, violência, memória e criatividade”, organizada pelo Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS), Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, em articulação com o projeto “Memórias, culturas e identidades: o passado e o presente das relações interculturais em Moçambique e Portugal” (FCT/Aga Khan).

A Escola de Verão, financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, foi realizada entre julho e outubro de 2020, como forma de criar ambientes de discussão e interação. A proposta teve como ponto de partida quatro temáticas e objetivos: entender África como um continente de mobilidades; examinar dimensões relacionadas com a violência, a pobreza, o terrorismo e o racismo; focar dimensões da construção da memória, destacando sobretudo dimensões como cinema, arquitetura e património; e pensar o processo de criação, refletindo sobre estratégias e quotidianos de produção e de consumo, tanto na vertente imagética/simbólica.

Procurando dinamizar um olhar multidisciplinar a partir das ciências sociais, humanas e artes para, sobre e do continente africano, dando formação específica sobre este território, o Curso de Verão focou-se na capacitação dos bolseiros para o pensamento crítico e para a discussão de estratégias, métodos, objetos e temas de investigação. Desenvolveram-se conhecimentos e competências que permitem a conceção e o prosseguimento de projetos autónomos de investigação, permitindo que os bolseiros adquiram aptidões de pesquisa, de análise, de interpretação e de crítica de fontes.

O livro conta com colaboração de diversos investigadores do projeto Cultures Past&Present, como João Sarmento, Lurdes Macedo, Rosa Cabecinhas, Isabel Macedo, Sheila Khan e Vítor Sousa, além de docentes do Instituto de Ciências Sociais, bolseiros de investigação e de iniciação científica da Escola de Verão.

O livro tem financiamento FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, no âmbito no âmbito do Apoio a iniciativas integradas de I&D e formação superior que contribuam para o processo de estabilização económica e social através de qualificação superior a desenvolver no Verão de 2020, em colaboração com a Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e Financiado no âmbito da “Knowledge for Development Initiative”, pela Rede Aga Khan para o Desenvolvimento e pela FCT – Fundação para a Ciência e Tecnologia, IP (no 333162622) no contexto do projeto “Memories, cultures and identities: how the past weights on the present-day intercultural relations in Mozambique and Portugal?”.