Sessão 2 “Estética, política e linguagens cinematográficas” no dia 21 de maio – Ciclo de Conferências e Mesas Redondas “…O Silêncio da Terra…”

A segunda sessão do Ciclo de Conferências e Mesas Redondas “Interpelações a partir d’ O Silêncio da Terra. Visualidades (pós)coloniais intercetadas pelo arquivo Diamang” será realizada na próxima sexta-feira, dia 21 de maio de 2021, a partir das 15 horas. Intitulada “Estética, política e linguagens cinematográficas I”, a sessão será realizada em formato híbrido (presencial e online) e contará com a participação de Ana Cristina Pereira (CES, Universidade de Coimbra), Kiluanje Liberdade (realizador, estudante no doutoramento em Estudos Culturais/UM ), Rosa Cabecinhas (CECS, Universidade do Minho), com a moderação de Francisco Ferreira (Lab2PT, Universidade do Minho). Ana Cristina Pereira e Rosa Cabecinhas são também investigadoras do projeto Cultures Past & Present.

O itinerário crítico deste ciclo desenha-se sob o horizonte da exposição O Silêncio da Terra. É seu objetivo promover questionamentos e reflexões interdisciplinares alargadas sobre a experiência do colonialismo tardio português, sob o prisma da coexistência dos tempos ou dos tempos entrelaçados.

Será realizada a transmissão dos filmes seguido pelo debate:

Uma festa para viver, Ruy Duarte de Carvalho, 35’, 1975 Documentário – Ruy Duarte de Carvalho

Deixem-me ao Menos Subir às Palmeiras…, 67’, 1975, Ficção – Joaquim Lopes Barbosa

O ciclo engloba 7 sessões, cada uma subordinada a uma problemática particular, a saber: arquivos, discursos e linguagens; trabalho: dominação e resistência; raça e género; movimentos emancipatórios; cultura e interações; linguagens cinematográficas: estética e política (2 sessões).

A segunda sessão terá lugar no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Minho, no Zoom e no YouTube.

Ana Cristina Pereira (CES, Universidade de Coimbra)

Ana Cristina Pereira é doutorada em Estudos Culturais, pela Universidade do Minho, com a tese ‘Alteridade e identidade na ficção cinematográfica em Portugal e em Moçambique’. Tem como principais interesses de investigação: racismo, identidade social, representações sociais e memória cultural no cinema, numa perspetiva pós-colonial e interseccional, sobre os quais tem editados vários artigos científicos em publicações nacionais e internacionais. Vem fazendo parte da equipa de projetos científicos sendo, no presente momento, investigadora do projeto (THE)OTHERING. É membro do NARP – Núcleo Antirracista do Porto.

Kiluanje Liberdade (Realizador)

Benguela – Angola, em 1976. Vive entre Braga e Luanda. Licenciado em Ciências da Comunicação e da Cultura (2003). Pós-graduado em Estudos Africanos, pelo ISCTE (2005). Actualmente, estudante no doutoramento em Estudos Culturais, pela Universidade do Minho. Autor do documentário “O RAP É UMA ARMA”, Premio Primeira Melhor Obra Documental, nos Encontros Documentais da Amascultura (1996). Co-autor de 6 documentários, onde se destacam “OUTROS BAIRROS” (1998), “OXALÁ CRESÇAM PITANGAS” (2004) e “LUANDA, A FÁBRICA DA MÚSICA” (2006). Foi realizador de televisão, durante 9 anos, na TVZimbo (primeiro canal privado de televisão em Angola).

Rosa Cabecinhas (CECS, Universidade do Minho)

Rosa Cabecinhas é professora no Departamento de Ciências da Comunicação do Instituto de Ciências Sociais e investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. É diretora do Programa Doutoral em Estudos Culturais na Universidade do Minho e coordenadora do Seminário Permanente em Comunicação e Diversidade.Tem desenvolvido investigação de natureza interdisciplinar e integra várias associações nacionais e internacionais nas áreas da comunicação, psicologia, educação e estudos culturais. Os seus principais interesses de investigação conjugam as áreas da comunicação intercultural, memória social, representações sociais, identidades sociais, discriminação social e diversidade. Entre as suas publicações, destaca-se o livro “Preto e Branco: A naturalização da discriminação racial” (2017, 2a edição).
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1491-3420

O ciclo é organizado pelo Laboratório de Paisagens, Património e Território (Lab2PT), pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), pelo Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS. NOVA.UMinho), pelo Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA-UMinho) e pelo Projeto Cultures Past & Present.