Ao longo do dia 15 de junho foi realizado o I Encontro Virtual – Seis Museus Africanos de Etnologia e Antropologia reunindo museus de cinco países africanos lusófonos, nomeadamente, de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. O Encontro visou promover o diálogo entre os diretores e técnicos dos museus e os investigadores do projeto Cultures Past&Present, contando ainda com a presença de convidados, conforme referiu o investigador João Sarmento, co-organizador da sessão com as investigadoras Alda Costa e Catarina Simão.
Moisés de Lemos Martins, Diretor do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e Investigador Responsável pelo Projeto Cultures Past&Present, abriu os trabalhos com a apresentação sobre o Museu Virtual da Lusofonia que recentemente passou a ser Unidade Cultural Académica da Universidade do Minho, do qual é diretor.
O evento foi dividido em três sessões temáticas, primeira parte “A criação dos museus e sua evolução” com moderação de Luís Cunha (ICS-UM/CRIA), segunda com o tema “Desafios atuais” moderação de Alda Costa (UEM/CECS) e a terceira sobre “Projetos futuros” com moderação de Catarina Simão. Participaram do Museu Etnográfico da Praia, de Cabo Verde, Samira Silva e Eugénia Alves; do Museu Etnográfico Nacional da Guiné-Bissau, Albano Mendes; do Museu Nacional de Antropologia de Angola, Álvaro Jorge; Museu Regional da Huíla, de Angola, Soraia Santos; do Museu Nacional de São Tomé e Príncipe, Manuel Lizarda; e do Museu Nacional de Etnologia de Nampula, Moçambique, Adriano Tepulo, Adolfo Norte, Antonio Ntimbanga e Maria Pascoela Tavares.
A iniciativa do Cultures Past&Present contou com apoio do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, Universidade Eduardo Mondlane e suporte Aga Khan Development Network e Fundação para a Ciência e a Tecnologia, FCT.