Início

Em 2009, a Fundação Evens atribuiu ao Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e ao British Film Institute (Inglaterra) a distinção “Prize for Intercultural Education 2009 – Media Education“.

A candidatura apresentada pelo CECS (com equipa constituída pelos investigadores Sara Pereira, coordenadora, Luís Pereira e Manuel Pinto) traduziu-se num projecto intitulado Media Education in Booklets: Learning, Knowing and Acting.

O prémio atribuído pela Evens Foundation, da Bélgica, que teve o alto patrocínio da Comissária Europeia para a Informação, a Sociedade e os Media, Viviane Reding, visava “realçar a importância da Educação para os Media e promover o desenvolvimento de propostas sustentáveis neste âmbito, dirigidas a crianças na Europa”.

O projecto do CECS traduziu-se na produção de três brochuras que incluem trabalho de criação gráfica de personagens (por Pedro Mota Teixeira), bem como de desenhos e textos de crianças e jovens de diversas escolas da região de Braga,  que visam sugerir a pais e educadores indicações úteis sobre como lidar com os media, no dia a dia, tendo por base investigações feitas no âmbito do CECS. O primeiro booklet incidiu sobre a TV, seguindo-se outros dois, um sobre Videojogos e o último sobre a Internet e Redes Sociais.

Estas brochuras foram distribuídas gratuitamente por um jornal regional, com tiragem de cerca de 9000 exemplares, em 2009, 2010 e 2011, respectivamente. Foram impressos exemplares na versão traduzida para inglês e o último passo para a sua disseminação foi a disponibilização das versões integrais, tanto em português com em inglês, online, como se pode encontrar neste site.

Contactos e mais informações: aqui