Início
Livro de atas do congresso “NET Station 2015: Rádio, Som e Internet” publicado hoje
Encontra-se disponível o livro que reúne comunicações apresentadas no congresso “NET Station 2015: rádio, som e Internet”, que decorreu na Universidade do Minho entre 23 e 24 de abril de 2015. Intitulado ‘Radio, sound and Internet’, este trabalho é editado por Madalena Oliveira, investigadora responsável do projeto Estação NET, e Fábio Ribeiro, ambos do CECS – Universidade do Minho, e recupera comunicações apresentadas em várias sessões, como por exemplo “Rádio, crianças e juventude”, “Rádio, inclusão e comunidades”, “Géneros radiofónicos e narrativas”, “Internet, redes sociais e tecnologias” ou “Arte e estética sonora”.
O congresso serviu de mote para o encerramento do projeto “NET Station: moldar a rádio para ambiente web”, coordenado por Madalena Oliveira, que decorreu entre 2012 e 2015 no CECS, destinado a compreender as configurações atuais da migração das rádios tradicionais para ambiente digital e web, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, no quadro da iniciativa QREN (UE/FEDER), através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade, com referência PTDC/CCI-COM/122384/2010.
Link: http://
___________________________________________
Programa oficial do congresso “NET Station 2015: Rádio, Som e Internet” já está online
Consulte aqui o programa que inclui sessões plenárias e paralelas, além do programa social. O evento assinala o encerramento do projeto Estação NET e decorrerá na Universidade do Minho entre os dias 23 e 24 de abril de 2015.
___________________________________________
Convidados do congresso NET Station 2015
O congresso final do projeto Estação NET, que se realizará nos dias 23 e 24 de abril de 2015 na Universidade do Minho, contará com as participações dos seguintes convidados:
Magz Hall – Conferência de abertura
Docente na Universidade de Cantuária (Reino Unido), tem desenvolvido trabalhos sobre arte sonora na rádio, explorando as relações históricas deste meio de comunicação com os artistas e as tecnologias. Entre os seus trabalhos mais expressivos constam “Radio Mind” e “Spiritual Radio”, além da produção sobre a ‘banda sonora’ do aeroporto de Hong Kong, exposto no British Museum.
Link: https://magzhall.wordpress.com
Lance Dann – Conferência de encerramento
Escritor, produtor de rádio e investigador na Universidade de Brighton, tem trabalhado sobre transmedia e participatory storytelling, narrativas não lineares e possibilidades digitais potenciadas pelas ferramentas online ao alcance da rádio.
Porto – apresentação do livro “Das Piratas à Internet: 25 anos de Rádios Locais”
Fotografias de Luís António Santos
___________________________________________
Porto – apresentação do livro “Das Piratas à Internet: 25 anos de Rádios Locais”
Apresentação do livro a cargo do jornalista e ex-rádio amador, Luís Miguel Loureiro.
___________________________________________
Algumas fotografias da apresentação do livro “Das Piratas à Internet: 25 anos de Rádios Locais”
Fotografias de Vítor de Sousa e Luís António Santos
___________________________________________
Sessão de apresentação do livro “Das Piratas à Internet: 25 anos de Rádios Locais”
3 de março de 2015, 17h
Sala de atos – Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho
Apresentação de Manuel Pinto (docente e coordenador da linha de investigação do CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade em que se inscreve a publicação) e de Pedro Costa, ex-rádio amador.
___________________________________________
24 pfs Radio
Um ciclo de cinema que o Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho vai acolher em Março, com o apoio do projeto Estação NET, do GACCUM e do DCC-UMinho.
___________________________________________
Publicação do E-book “Das Piratas À Internet: 25 Anos De Rádios Locais”
Já está disponível o e-book “Das Piratas À Internet: 25 Anos De Rádios Locais”, produzido no quadro do projeto de investigação Estação NET, editado por Ana Isabel Reis, Fábio Ribeiro e Pedro Portela, e que conta com capítulos de Madalena Oliveira e Luís António Santos, entre outros investigadores. O livro publica ainda entrevistas a jornalistas e locutores de rádio que participaram ativamente no contexto pirata em Portugal, nos anos 80. Mais do que um contributo para a história recente da rádio em Portugal, este livro pretende também contribuir para a reflexão sobre o papel da rádio local no atual panorama radiofónico nacional. Assim, seguimos o percurso das primeiras estações piratas e ensaiamos os caminhos que a rádio pode seguir no futuro.
E-book disponível para download gratuito, aqui.
___________________________________________
As imagens dos sons do Dia Mundial da Rádio 2015
Algumas fotografias da emissão especial da Antena 1, a partir da Escola Secundária D. Maria II, em Braga, a que o projeto de investigação Estação NET se associou.
Para consultar a fotogaleria do acontecimento, aceda aqui. Produção de Luís António Santos.
___________________________________________
Estação NET associa-se à Antena 1 na celebração do Dia Mundial da Rádio 2015
Investigadores do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho acompanham amanhã, a partir das 7h00, uma emissão especial do Programa da Manhã da Antena 1, na Escola Secundária D. Maria II em Braga. A iniciativa visa assinalar o Dia Mundial da Rádio, que a UNESCO dedica este ano aos jovens. A emissão é conduzida por António Macedo e terá a participação especial de Luís António Santos e Pedro Portela, membros do projeto de investigação “Estação NET: moldar a rádio para ambiente web”. Durante o programa será também feita a primeira apresentação do livro Das piratas à Internet: 25 anos de rádios locais, editado pelo CECS.
Em 2015, o tema deste Dia Mundial é “A Rádio e os Jovens”, por isso a emissão vai dar a palavra aos alunos e responsáveis da escola, que vão falar sobre a ideia de criar uma rádio escolar, apresentar um sketch sobre rádio feita por um grupo de teatro, entre outras iniciativas.
Convidados da emissão:
João Danta – Diretor do Agrupamento de Escolas Dona Maria II;
José Miguel Braga – ator, professor de português e teatro;
António Durães – um dos fundadores da Radio Universidade Minho e responsável do Sindicato da Poesia;
Miguel Pedro – guitarrista dos Mão Morta, também ele na origem da Rádio Universitária do Minho;
Luís Santos – investigador do projeto Estação NET e docente universitário;
Pedro Portela – investigador da Universidade do Minho, que defendeu recentemente uma tese de doutoramento sobre a transformação da rádio tradicional para rádio Web, e editor do livro ‘Das Piratas À Internet: 25 Anos De Rádios Locais’;
Luís Fernandes – guitarrista dos “Peixe:Avião”, agente cultural em Braga e programador do espaço cultural GNRation;
João Seabra – comediante, fará dois momentos de stand up comedy sobre a Rádio.
Destaques da Antena 1 sobre o Dia Mundial da Rádio 2015:
Dia Mundial da Rádio 2015 – iniciativa em Braga
Dia Mundial da Rádio 2015 – factos e números
___________________________________________
5 motivos para potenciar o desenvolvimento do podcast, para as empresas mediáticas
- Uma forma de criar intimidade com a audiência;
- Diversidade de formatos tecnológicos disponíveis, propícios à criatividade;
- Possibilidades de envolvimento com o utilizador/ouvinte;
- Múltiplas avenidas de distribuição junto das audiências;
- Criar dinâmicas de contacto entre os diferentes grupos de profissionais da rádio.
Ligação disponível em: http://www.entrepreneur.com/article/241858
___________________________________________
Pedro Portela defende tese de doutoramento na Universidade do Minho
Pedro Portela é investigador do projeto Estação NET e vai apresentar a tese intitulada “A voz do utilizador na mediamorfose da rádio: a interatividade e os consumos radiofónicos do início do século XXI”, na área das Ciências da Comunicação, especialidade de Media Interativos. Será às 14h30, na sala de atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. A tese foi orientada por Manuel Pinto (UMinho/CECS).
O júri é presidido pela presidente do ICS, Helena Sousa, em representação do reitor da UMinho, sendo composto por Sara Pereira, Madalena Oliveira e Luís António Santos (todos investigadores do CECS e docentes na UMinho), Rogério Santos (Universidade Católica Portuguesa), Ana Isabel Reis (Faculdade de Letras da Universidade do Porto), para além do orientador.
___________________________________________
Reunião de trabalho com Teresa Piñeiro, investigadora da Universidade da Corunha
No dia 28 de outubro, a equipa do projeto de investigação ‘Estação NET’ reuniu-se com Teresa Piñeiro [ao centro da imagem na fotografia colocada à esquerda], docente e investigadora da Universidade da Corunha, em Espanha, para lhe apresentar alguns dos dados relativos sobre a pesquisa em curso. Um dos pontos mais importantes do encontro consistiu na discussão sobre a elaboração de um modelo de análise dos sites e das aplicações móveis das rádios, uma das tarefas principais do projeto.
Teresa Piñeiro Otero, doutorada e professora de Comunicação Audiovisual da Universidade da Corunha (Espanha), esteve durante o mês de outubro numa estadia de investigação no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, para continuar alguns estudos que tem desenvolvido sobre novas manifestações da rádio, no que concerne às dinâmicas transfronteiriças sobre a adaptação das emissoras de rádio à Internet, nomeadamente aos dispositivos móveis.
[Fotografias de Luís António Santos, editadas por Fábio Ribeiro]
___________________________________________
Conferência Internacional Estação NET - Rádio, Som e Internet
Universidade do Minho (Portugal), 23 e 24 de abril de 2015
Um dos maiores desafios que se coloca à atualidade dos estudos em rádio refere-se à necessidade de repensar a produção sonora. Ao longo de debates mais recentes, a atenção tem vindo a deslocar-se para a tecnologia e os modelos de negócio. Enquanto procura adaptar-se à Internet, a rádio arrisca-se a perder a sua natureza sonora. Neste sentido, a Conferência Internacional Estação NET pretende proporcionar um espaço de encontro para recentrar a discussão da relevância do som nas sociedades contemporâneas, reduzidas habitualmente a perspetivas da cultura visual.
A partir desta preocupação dominante, os organizadores da Conferência Internacional Estação NET convidam à submissão de comunicações que versem genericamente sobre estudos radiofónicos, com um foco particular em abordagens sobre o som e a Internet, além de outras áreas como:
- audiências;
- epistemologia dos estudos radiofónicos;
- jornalismo radiofónico e narrativas sonoras;
- rádio e publicidade;
- rádio e as redes sociais;
- rádio no contexto da regulação dos média;
- rádio comunitária e identidade;
- rádio e jovens;
- géneros radiofónicos e novos modelos de negócio;
- migração da rádio tradicional/FM para a rádio Web/online;
- estética sonora;
- poder criativo do som;
- sonorização de espaços, a rádio como a banda sonora da vida pública.
Data limite para submissão de propostas: 30 de novembro de 2014
Cada participante poderá submeter, no máximo, duas propostas (como autor ou coautor).
A Comissão Organizadora encoraja a submissão de propostas em língua inglesa, mas também serão aceites trabalhos em português ou espanhol.
Para submeter uma proposta, por favor utilize o respetivo formulário no site da conferência.
___________________________________________
Estudo ‘Rádio para Surdos: já ouviste falar disto?’ já está disponível para consulta
Tradicionalmente, a rádio é um meio de comunicação vedado a cidadãos surdos ou com limitações de audição. No entanto, a adaptabilidade da rádio a novos contextos sonoros, como o ambiente digital de sites, blogues ou redes sociais, abriu portas a um público que normalmente estava arredado das produções radiofónicas.
Neste sentido, lançamos aqui um estudo intitulado ‘Rádio para Surdos: já ouviste falar disto?’, que surge como reflexo de uma investigação exploratória sobre políticas de integração da comunidade surda na rádio, em Portugal e no Reino Unido, nos operadores públicos de radiodifusão. Nele pode encontrar-se informação sobre algumas pessoas que trabalham e vivem com surdos, sobretudo com a missão de encontrar ferramentas tecnológicas que os ajudem a viver melhor. Posteriormente, cruzaram-se as perspetivas de alguns jornalistas de rádio, da BBC e Antena 1, com as de alguns estudantes, para compreender que opções pensam que a rádio tem ao seu dispor para integrar os surdos. Na parte final, assinalaram-se também alguns casos que provam o sucesso da integração deste público na rádio e algumas recomendações a considerar para o futuro.
O documento resulta de um intercâmbio de investigadores financiado pelo programa MEDIANE (Media in Europe for Diversity Inclusiveness), do Conselho Europeu, e foi realizado por Fábio Ribeiro, investigador integrado do CECS (Universidade do Minho) e assistente do projeto ‘Estação NET’, e Luís Pereira, consultor na área das políticas tecnológicas educativas e investigador na Ravensbourne/Greenwich Digital Skills, da Universidade de Reading, em Inglaterra.
Download: aqui.
Site (apenas em inglês): aqui.
Contactos:
Fábio Ribeiro – fabiofonsecaribeiro@gmail.com
Luís Pereira – l.pereira@rave.ac.uk
___________________________________________
Inquérito do projeto ‘Estação NET’ disponível em várias rádios da Polónia
Três canais da rádio pública polaca – Trójka, Jedynka e Dwójka - e a rádio TOK FM disponibilizaram recentemente nos seus sites um inquérito do projeto ‘Estação NET’, que visa compreender os diferentes perfis de ouvinte/utilizador de rádio online na Polónia. Com o apoio de Stanislaw Jedrzejewski, investigador do projeto que se encontra a trabalhar naquele país, prevê-se que o estudo decorra ao longo dos próximos dois meses.
Recorde-se que o projeto implementou uma metodologia idêntica em Portugal, através dos sites de rádios como a Antena 1, Rádio Renascença, TSF, RFM, RUM, entre outras.
___________________________________________
Notas sobre o encontro de ontem
«O modelo de negócio da rádio não está tão ameaçado como noutros setores de média»
Manuel Fernández Sande, docente na Universidade Complutense de Madrid, defende que a evolução positiva da rádio na Internet, nos últimos três anos em Espanha, criou condições para que a crise económica mundial tenha tido um impacto menos severo nas estações espanholas. Durante o Seminário ‘Desafios dos estudos de rádio em tempos de crise’, que decorreu ontem no Instituto de Ciências Sociais, da Universidade do Minho, o investigador sublinhou que uma maior utilização estratégica do podcast significou a sobrevivência de muitas rádios espanholas, que conseguiram atrair diversos mercados publicitários com a segmentação de conteúdos radiofónicos. Numa abordagem sobre o impacto da crise económica no setor da rádio em Espanha, Sande referiu ainda que, de acordo com dados de entidades oficiais, apenas nove estações se extinguiram desde o início da crise naquele país. A solução encontrada por várias rádios passou por estabelecerem associações mútuas.
«Que rádio teremos depois desta crise?», questionou Manuel Sande.
Do ponto de vista da investigação em rádio, Manuel Sande também destacou a pouca expressão de projetos financiados pelo Estado espanhol para a rádio, embora tenha referido que os poucos existentes refletem preocupações importantes sentidas pelos académicos, ao nível de, por exemplo, conhecer as audiências de rádio pelo território espanhol, promover formatos e conteúdos inovadores. O docente espanhol conversou ainda com investigadores do projeto Estação NET, no sentido de conhecer melhor algumas das metodologias e abordagens de investigação utilizadas. Sande esteve cerca de uma semana numa missão Erasmus no Departamento de Ciências da Comunicação, da Universidade do Minho.
___________________________________________
Equipa do projeto Estação NET participa na criação de um grupo nacional de Rádio e Meios Sonoros
Os investigadores do projeto Estação NET são membros fundadores do Grupo de Trabalho de Rádio e Meios Sonoros que acaba de ser validado pela Sopcom, Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. A ideia foi lançada em 2013, por um grupo de investigadores de várias instituições de ensino superior que sentiu necessidade de criar um espaço autónomo para a promoção e reflexão dos estudos de rádio e som, uma área tradicionalmente menos expressiva no seio das ciências da comunicação.
O último encontro entre os membros decorreu em outubro de 2013, durante o VIII SOPCOM, em Lisboa.
O grupo agora criado é coordenado por Madalena Oliveira (Investigadora Principal do Estação NET) e por Luís Bonixe (investigador do Centro de Investigação Média e Jornalismo). O objetivo é dinamizar a comunidade nacional de investigadores de rádio, promover relações de cooperação nacional e internacional, desenvolver investigação sobre o meio rádio, promover a publicação de trabalhos científicos e organizar eventos científicos de âmbito nacional e internacional. Neste grupo estão ainda os investigadores Luís António Santos, Ana Isabel Reis e Fábio Ribeiro, todos do projeto ‘Estação NET’.
Consulte o Plano de atividades do GT.
___________________________________________
Seminário «Desafios dos estudos de rádio em tempo de crise», com Manuel Fernández Sande
Problematizar questões se colocam à investigação em rádio, num contexto economicamente desafiante para este meio, projetando alternativas de negócio suportadas pelo online por novos dispositivos são alguns dos objetivos propostos pelo seminário que decorre amanhã [dia 21/05/2014], na Sala 008 (Piso 0), pelas 16 horas, com Manuel Férnandez Sande, professor da Universidade Complutense de Madrid (UCM), que se encontra a realizar uma curta estância de Erasmus no Departamento de Ciências da Comunicação. O seminário servirá de pretexto também para um encontro com os investigadores do projeto ‘Estação NET: moldar a rádio para ambiente web’ (PTDC/CCI-COM/122384/2010).
Manuel Férnandez Sande é doutorado em Jornalismo pela UCM, onde leciona as disciplinas ‘Gestão de Empresas Informativas’, ‘Direção de Meios de Comunicação’ e ‘Empresas de Radiodifusão na Europa’. Publicou vários livros, onde se destaca ‘Los orígenes de la radio en España. Volumen I. Historia de Radio Ibérica 1916-1925)’, (Editorial Fragua, 2006) e participou em vários projetos de investigação como ‘Análisis de la Prensa Gratuita en Madrid’ e ‘ Las asociaciones profesionales de comunicación corporativa en Europa e Iberoamérica’.
A entrada é livre.
___________________________________________
Inquérito ‘A Rádio na Internet’ já está disponível
Concretizando uma das tarefas previstas no projeto de investigação, já está disponível o inquérito por questionário ‘A Rádio na Internet’, que procurará conhecer os diferentes perfis de utilizador e ouvinte de rádio tradicional/FM e online em Portugal. Para já, encontra-se nos sites da Antena 1, Rádio Renascença, RFM, TSF, Rádio Universitária do Minho. Em breve espera-se acrescentar outras estações a este estudo.
Para responder ao questionário, aqui.
___________________________________________
Recuperando sons e imagens do Dia Mundial da Rádio 2014…
Tertúlia ‘Das Rádios Piratas às Rádios Locais: 25 anos depois da legalização’
Na segunda iniciativa deste dia, os investigadores organizaram a tertúlia noturna ‘Das Rádios Piratas às Rádios Locais: 25 anos depois da legalização’, na Livraria Centésima Página. Com a participação de figuras ligadas ao universo radiofónico do país, como António Durães, ator e co-fundador da Rádio Universitária do Minho (RUM), Francisco Amaral, autor do programa ‘Íntima Fração’ da Antena 1 e Luís Miguel Loureiro, antigo jornalista da Rádio Terra Nova, da Rádio Comercial, entre outras.
Ao longo de duas horas, e sob a moderação de Ana Isabel Reis, investigadora do projeto ‘Estação NET’, os convidados recordaram o impacto da publicação da Lei da Rádio em 1989 no contexto da diversidade de projetos de rádios piratas que proliferavam em Portugal à época. A emissão foi transmitida em diferido pela RUM.
Para completar o serão, foi também divulgado o vencedor do concurso ‘Produções Radiofónicas – Estação NET’. A escolha da Comissão de Jurados recaiu na produção ‘Guarda-chuva, o companheiro de Outono’, de Ricardo Couto e Jorge Eusébio. Em segundo lugar, ficou o trabalho ‘Rádio Vale Tamel – noticiário’, da autoria de Rute Cunha e Marco Baptista, já na terceira posição a escolha recaiu em ‘Talking to dó ré MI’, realizado por Marcelo Ribeiro, Ruben Vides e Diogo Lopes. O vencedor foi premiado com um gravador digital e todos os finalistas tiveram direito a um certificado de participação atestando a qualidade dos trabalhos apresentados.
LISTA DE CLASSIFICADOS DO CONCURSO ‘PRODUÇÕES RADIOFÓNICAS – ESTAÇÃO NET’:
1. Guarda-chuva, o companheiro de Outono – escutar
2. Rádio Vale Tamel – noticiário - escutar
3. Talking to dó ré MI - escutar
Pode consultar a fotogaleria da tertúlia aqui. Produção a cargo de Luís António Santos.
___________________________________________
Recuperando sons e imagens do Dia Mundial da Rádio 2014…
‘A Rádio na Escola’
A equipa de investigadores do projeto ‘Estação NET: moldar a rádio para o ambiente web’ desenvolveu duas iniciativas para celebrar o Dia Mundial da Rádio, uma efeméride celebrada desde 2011 pela UNESCO, que pretende dedicar um dia à reflexão em torno do impacto e da importância da rádio nas nossas vidas. Na manhã desse chuvoso 13 de fevereiro, os investigadores começaram por levar, literalmente, a rádio à Escola E.B. 1 de S. Pedro D’Este, em Braga. Numa pequena sala perto do refeitório, instalou-se um verdadeiro estúdio de rádio, onde algumas crianças do 1º ao 4º anos tiveram a possibilidade de participar numa emissão muito especial. Ao lado, um refeitório amplo concentrava todos os alunos da escola que iam acompanhando a emissão através de um rádio e de um emissor FM.
Pedro Portela, um dos investigadores presentes, conduziu toda a emissão a partir do estudo e, antes de se concentrar no estúdio, apresentou assim a iniciativa aos alunos:
Ao longo da emissão, as crianças puderam ouvir diversos formatos radiofónicos. No seguinte som, podemos recordar como foi a recriação de uma história infantil por alunos desta mesma escola:
Na semana que antecedeu esta iniciativa, alguns alunos do 4º foram escrevendo as notícias da sua escola, pelo que também tiveram a oportunidade de as ler no estúdio. Depois, um formato para entreter, porque a rádio vive também para proporcionar momentos divertidos nos tempos livres. Por isso, as crianças tentaram de adivinhar os sons que eram emitidos a partir da rádio. Ouvir rádio é, muitas vezes, criar imagens na nossa mente. Imaginar cenários, locais e pessoas. Com um papel em branco à frente, as crianças desenharam o que a música que ouviam lhes sugeria.
Depois de uma hora de contacto próximo com a rádio, as crianças estavam satisfeitas. Eram visíveis os sorrisos, a alegria e a animação que aquela experiência proporcionou, numa manhã diferente, pelo menos. Já com a sala arrumada, alguns deles não perderam a oportunidade de dizer o que mais gostaram ou até explicarem a relação que mantém com a rádio.
O coordenador pedagógico da escola, José Teles, fez um balanço positivo da experiência e salientou o entusiasmo dos alunos nos dias que antecederam a visita da rádio na escola.
Fotogaleria completa da atividade ‘A Rádio na Escola’, aqui. Produção a cargo de Luís António Santos.
___________________________________________
Dia Mundial da Rádio 2014 | ‘Estação NET’ vai à escola e promove tertúlia
No dia 13 de fevereiro, a partir das 10h00, os investigadores deste projeto visitam a Escola E.B. 1 de S. Pedro d’Este e promovem, nas salas de aula, um conjunto de atividades de contacto com o som: experiências de reconhecimento sonoro, simulação de ambientes e formatos radiofónicos (emissão de um noticiário infantil e recriação de uma história em formato radiofónico) e estímulo da imaginação através da escuta.
Às 21h30, realiza-se a tertúlia ‘Das Rádios Piratas às Rádios Locais, 25 anos depois da legalização’, na Livraria Centésima Página, em Braga, com a intervenção de António Durães (ator e co-fundador da Rádio Universitária do Minho), Luís Miguel Loureiro (jornalista da RTP, ex-jornalista de rádio) e Francisco Amaral (autor do programa ‘Íntima Fracção’, da Antena1). Os convidados vão recordar a transição das rádios piratas para as rádios locais, na sequência da promulgação da Lei que viria a regular o setor em 1988. Com moderação de Ana Isabel Reis, investigadora do projeto ‘Estação NET’, os intervenientes vão discutir ainda alguns dos desafios que a digitalização e a Internet apresentam ao universo das rádios locais da atualidade. Durante este evento, vai ainda ser divulgado o vencedor do concurso ‘Produções Radiofónicas – Estação NET’, uma iniciativa que pretendeu contribuir para um maior envolvimento dos estudantes do ensino superior e secundário no universo das criações sonoras. O evento é patrocinado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e conta com o apoio da Rádio Universitária do Minho (RUM) que transmitirá o debate em diferido.
As iniciativas têm o propósito de assinalar o Dia Mundial da Rádio, que se comemora no dia 13 de fevereiro, uma data declarada em 2011 pela Unesco. Com duas atividades distintas, uma voltada para o público infantil e outra para o público em geral, os investigadores do projeto ‘Estação NET: moldar a rádio para ambiente web” perseguem este ano dois objetivos distintos: levar a rádio às crianças numa altura em que as preocupações pedagógicas ao nível dos média se centram na TV e na Internet e assinalar os 25 anos da legalização das rádios locais em Portugal.
Contactos:
Madalena Oliveira (Coordenadora do projeto Estação NET)
Email: madalena.oliveira@ics.uminho.pt
Luís António Santos
Email: lsantos@ics.uminho.pt
Pedro Portela
Email: pedroportela@ics.uminho.pt
___________________________________________
Está aberto desde hoje e até ao próximo dia 15 de janeiro de 2014 o concurso ‘Produções Radiofónicas – Estação NET’, que pretende premiar e destacar trabalhos originais e criativos na área da rádio, realizados por jovens universitários e do ensino secundário. Os trabalhos podem versar sobre uma série de formatos, desde informativo/reportagem, musical, humorístico, ficcional, etc., não devem exceder os quatro minutos de duração e devem ser enviado para o email [netstation@ics.uminho.pt].
As três melhores produções radiofónicas irão participar no evento que o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho, irá dedicar ao Dia Mundial da Rádio, celebrado no dia 13 de fevereiro de 2014, e o vencedor receberá como prémio um gravador digital.
O concurso procura promover o envolvimento de jovens universitários e estudantes do ensino secundário no universo das produções radiofónicas, incentivando a uma maior escuta da rádio. Esta iniciativa parte do projeto de investigação ‘Estação NET: moldar a rádio para ambiente web’ (PTDC/CCI-COM/122384/2010), em curso no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho.
____________________________________________
Exposição ‘Marcianos em Braga na imprensa de 1988′ em imagens
____________________________________________
Exposição ‘Marcianos em Braga’ na imprensa de 1988
No dia 30 de outubro de 1988, Braga viveu um dia caricato. Nesse dia, a Rádio Braga, uma emissora pirata da cidade, decidiu comemorar os 50 anos da transmissão de A Guerra dos Mundos, protagonizado Orson Welles. Interrompendo a emissão regular do programa ‘Encontro às Dez’, o jornalista Costa Guimarães dava conta de notícias de última hora sobre uma suposta invasão de marcianos na localidade de Cabanelas. Apesar de previamente divulgado, este relato gerou uma enorme confusão na população, num dia particularmente invernoso, em que a cidade esteve envolta numa intensa neblina. Ao mesmo tempo decorria um simulacro de um desastre na Avenida da Liberdade, organizado pela Cruz Vermelha. Ao que se conta, a combinação destes fatores desencadeou o caos, conduzindo à fuga de várias dezenas de pessoas da cidade e a manifestações tumultuadas junto à estação de rádio.
Vinte e cinco anos depois da ‘chegada dos marcianos a Braga’ e 75 após a encenação de Orson Welles para a CBS, o Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade propõe-se revisitar este acontecimento. Na exposição, volta a ler-se as páginas da imprensa nacional e internacional que fizeram eco desta situação, com relatos verdadeiramente espantosos publicados nas mais improváveis latitudes, do Japão à República Dominicana. Durante estes dois dias será igualmente reproduzida a emissão em causa da Rádio Braga e a original, de Orson Welles, de 1938.
Esta exposição, que terá lugar no átrio do Instituto de Ciências Sociais da UM, no campus de Gualtar em Braga, é uma iniciativa do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade e do projeto ‘Estação NET: moldar a rádio para ambiente web’ (financiado pela FCT).
____________________________________________
Nova edição da revista científica ‘Journal of Radio & Audio Media’
Acaba de sair o volume 20, número 2, da revista especializada em investigação sobre rádio e meios sonoros ‘Journal of Radio & Audio Media’. Por ocasião do 20º aniversário da publicação, os editores lançaram algumas reflexões sobre o trajeto próprio da revista ao longos destes anos, deram espaço a alguns artigos científicos, descreveram algumas notas sobre o simpósio ‘Radio & Audio Media Research’, que decorreu recentemente no Canadá, e, por último, publicaram algumas recensões de livros sobre esta área. Esta revista faz parte do Journal of the Broadcast Education Association (BEA).
Para consultar em detalhe os conteúdos publicados: aqui.
____________________________________________
Um olhar síntese sobre o Encontro nacional de investigadores de rádio, realizado ontem em Coimbra
No painel da manhã problematizou-se a emergência dos estudos radiofónicos. Paula Cordeiro, da Universidade Técnica de Lisboa, defendeu que, contrariamente a algumas opiniões veiculadas no espaço público, dados da Marktest referem claramente que as audiências de rádio estão a aumentar, além de se posicionar favoravelmente a uma maior abertura à participação dos ouvintes através da web. Por sua vez, Juan José Perona apresentou as linhas principais do grupo de investigação que coordena – Publiradio – da Universidade Autónoma de Barcelona, especialmente interessado na publicidade institucional radiofónica. Madalena Oliveira, investigadora e docente na Universidade do Minho (UM), assinalou a pouca tradição académica de estudos sobre rádio em Portugal e a pouca visibilidade mediática que este meio desperta. Sílvio Santos, da Universidade de Coimbra, apresentou ‘Radio Active 101′, um modelo de rádio sediado no Reino Unido promotor de uma cidadania mais ativa, com a intervenção dos jovens na produção sonora.
Na sessão da tarde, o foco dirigiu-se para a ligação da rádio a novos ambientes web. Neste sentido, Maria Luz Barbeito, da Universidade Autónoma de Barcelona, destacou os principais resultados de um projeto em que participou sobre a ‘sonoesfera digital’ dos jovens universitários espanhóis, destacando a valorização do telemóvel e do computador portátil como meios sonoros prediletos, além de uma inclinação preferencial para ouvir música em detrimento de informação ou programas de humor. Luís António Santos, da UM, apresentou genericamente os objetivos do projeto ‘Estação Net: moldar a rádio para ambiente web’, na Universidade do Minho, que passam pela reflexão em torno de novos formatos radiofónicos a partir da web, além de investigar sobre a migração das rádios para a Internet. Luís Bonixe, professor de rádio do Instituto Politécnico de Portalegre, sublinhou alguns aspetos da sua tese de doutoramento sobre a introdução das rádios locais portuguesas na Internet, destacando a pouca apetência de conteúdos com vida própria no universo online. Por fim, Ana Isabel Reis, da Universidade do Porto, discutiu a integração do áudio nas notícias das rádios online, criticando a pouca expressividade que o som apresenta nas edições das rádios portuguesas na Internet.
No final do evento, os investigadores delinearam estratégias para a criação formal do grupo no seio da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM), no congresso que irá realizar-se entre 17 e 19 de outubro de 2013, em Lisboa.
_______________________________________________________________________________
Encontro nacional de investigadores de rádio – desafios da investigação (programa atualizado e confirmado)
Tem lugar no dia 30 de Setembro, na Universidade de Coimbra, um encontro nacional de estudos sobre rádio, sob o tema genérico: “Os desafios da investigação em rádio”. Numa organização conjunta do CEIS20, do CECS e do CIMJ, o encontro contará com a presença de membros desta rede e de dois académicos espanhóis – Juan José Perona e María Luz Barbeito – do grupo de investigação Publiradio, da Universidade Autónoma de Barcelona. O espaço escolhido para o evento é a Casa das Caldeiras e a entrada é livre.
_______________________________________________________________________________
Membros do projeto ‘Net Station’ participam na conferência Radio Research 2013, que começa hoje em Londres
Madalena Oliveira modera o painel ‘Guest Playback: The Radio Feature’, que decorre na tarde de hoje, e que conta com as intervenções do antigo produtor da BBC Rádio Piers Plowright e com o reputado académico de estudos radiofónicos, Peter Lewis. Ana Isabel Reis apresenta, amanhã, a comunicação ‘Radio news on Internet: is sound still dominant?’, na sessão ‘Sound, visibility and invisibility’. No dia 13, o último do congresso, Madalena Oliveira terá oportunidade de apresentar a comunicação ‘Comedy shows: humour, crisis and the resilience of radio’, no painel ‘Drama and humour on the air’. Durante hoje e até à próxima sexta-feira, Radio Research 2013, uma iniciativa da ECREA, tem previsto a apresentação de quase 80 comunicações de participantes de quatro continentes, no campus de Londres da Universidade de Sunderland.
_______________________________________________________________________________
Começa esta semana o congresso Radio Research 2013, em Londres
É já a partir de quarta-feira que se dá início ao encontro bianual da secção de rádio da ECREA (European Communication Research and Education Association), no campus de Londres da Universidade de Sunderland. Ao longo de três dias (11-13 de setembro) investigadores e profissionais do meio reflectem sobre a resistência da rádio no contexto das evoluções tecnológicas, os desafios colocados à investigação, a participação dos ouvintes, a relação com as redes sociais, entre outros assuntos.
No primeiro dia, destaque para a intervenção do reputado académico Peter Lewis, fundador da Rede de Estudos de Radio, dentro da MeCCSA (Media, Communication and Cultural Studies Association), antigo produtor de televisão e defensor das rádios comunitárias. Lewis ensina atualmente na Universidade Metropolitana de Londres. No mesmo painel irá intervir Piers Plowright, produtor de rádio da BBC entre 1968 e 1997, período durante o qual venceu três Prix Italias na categoria ‘Documentário de rádio’. Atualmente está a lecionar nas Universidades de Aberystwyth, Bournemouth, Christ Church Canterbury e Westminster.
O evento conta também com outros acontecimentos. A MeCCSA está a preparar a simulação de uma emissão de rádio a partir da conferência, no sentido de aproximar os alunos com a experiência real de trabalhar com o som. Por outro lado, um conjunto de responsáveis de editoras académicas vai premiar as melhores comunicações apresentadas pelos alunos participantes no congresso.
_______________________________________________________________________________
RADIO GRAPHY, nova publicação online do GRER
Já está disponível Radio Graphy, um novo site do GRER (Groupe de recherches et d’études sur la radio), uma associação científica para a promoção do estudo dos meios de comunicação radiofónicos. Destina-se a apresentar os resultados sobre a investigação produzida nesta área, quer em França e no mundo francófono, quer no resto do mundo. O mesmo grupo publicou também as informações pertinentes relativas à chamada de comunicações para o Colóquio Internacional do GRER, que se realizará em Estrasburgo (França), entre 20 e 21 de março de 2014 e cujo tema será ‘Informação e jornalismo radiofónico na era do digital’.
_______________________________________________________________________________
Projeto ‘Net Station’ assinala Dia Mundial da Rádio
O jornalista Fernando Alves da TSF vai assinalar o Dia Mundial da Rádio, em Braga, no dia 13 de fevereiro à noite, numa iniciativa do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. “Nos olhos da rádio” é o mote desta tertúlia que visa promover uma conversa com o público sobre a maneira como a rádio dá a ver a atualidade.
Durante décadas a rádio foi o meio de comunicação que criou, para várias gerações, uma imagem do mundo e do que acontecia. Hoje, competindo com os meios audiovisuais, talvez mais dominados pela imagem do que pelo som, a rádio tem um duplo desafio: o de se reacomodar no ambiente da Internet e o de, ainda assim, continuar a ensinar-nos o prazer de ouvir. Refletir sobre estas oportunidades da rádio no século XXI é o objetivo desta tertúlia que conta com a presença especial de Fernando Alves, jornalista da TSF, e de Luis Miguel Pedrero, professor da Universidade Pontifícia de Salamanca. O encontro é promovido pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, da Universidade do Minho, e inscreve-se no âmbito das atividades do projeto de investigação ‘Estação NET: moldar a rádio para a web’ financiado pela FCT). A partir das 21h00, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva acolhe esta iniciativa que visa ainda assinalar o Dia Mundial da Rádio. A tertúlia é aberta ao público em geral.
Contactos: Madalena Oliveira (Coordenadora do projeto Estação NET) Email: madalena.oliveira@ics.uminho.pt / Telemóvel: 966 522 531 Luís António Santos Email: lsantos@ics.uminho.pt / Telemóvel: 962 486 358
_______________________________________________________________________________
Chamada de artigos para conferência - Radio Research 2013: Radio, the Resilient Medium
A próxima conferência da “Radio Research Section” da ECREA terá lugar no campus de Londres da Universidade de Sunderland, entre os dias 11 e 13 de setembro de 2013. ‘Radio Research 2013′ pretende explorar as muitas maneiras em que o meio rádio está a provar ser, mais uma vez, resiliente. Em alguns mercados, as audiências da rádio estão a atingir níveis recordes, em parte devido ao seu surgimento relativamente recente numa ampla variedade de plataformas de novos e estabelecidos meios, como sites de redes sociais, telemóveis, tablets, internet e televisão. As práticas de produção estão agora firmemente situadas no domínio digital e os produtores beneficiam de um maior acesso com qualidade de estúdio para uma variedade maior de contribuintes e locais.
_______________________________________________________________________________
Rádio Universitária do Minho fica sem emissão
No passado dia 4 de janeiro, a Rádio Universitária do Minho (RUM) ficou sem emissão a partir das 12h00, tendo o sinal rádio sido cortado pela estação bracarense Antena Minho.
_______________________________________________________________________________
Luís Bonixe lança livro sobre informação radiofónica em Portugal
“A Informação Radiofónica – rotinas e valores-notícia da reprodução da realidade na rádio portuguesa” é o título do livro que Luís Bonixe lançou recentemente. Nesta publicação, o autor faz uma proposta de análise às notícias radiofónicas portuguesas, apontando os temas centrais e os protagonistas envolvidos. Segundo o Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), “o livro expõe dados resultantes da análise às notícias emitidas nos noticiários das três principais rádios de informação: TSF, Renascença e Antena 1 complementando-os com as observações realizadas pelo autor aos modos de produção nas redações da rádio portuguesa”. “A investigação apresenta ainda depoimentos de jornalistas radiofónicos sobre a sua atividade, permitindo ter uma visão mais ampla daquilo que envolve a produção de notícias na rádio”, acrescenta-se.