Durante dois dias, a equipa do projeto de investigação “A Regulação dos Media em Portugal: O Caso da ERC” esteve reunida com o Conselho Consultivo, contando com a presença de Divina Frau-Meigs, Hannu Nieminen, José Manuel Paquete de Oliveira, Josef Trappel, José Rebelo, Leen d´Haenens e Tarlach McGonagle. O seminário teve lugar nos dias 24 e 25 de Fevereiro, no Museu Nogueira da Silva, e serviu para fazer um balanço positivo do trabalho realizado até ao momento no âmbito do projeto e para pôr em discussão um modelo para a análise comparativa da regulação na Europa, que está a ser desenvolvido em colaboração com o EuroMedia Research Group. Para tal, contou ainda com a participação de correspondentes nacionais do Reino Unido (Alessandro D’Arma), da Áustria (Manuela Grünangerl) e de Espanha (Laura Bergés e Núria Reguero).
Na primeira tarde de trabalhos, o enfoque foi o do projeto de investigação em curso, tendo-se seguido um debate sobre as opções da equipa de investigação e sobre as suas principais preocupações, nomeadamente relativas ao papel da regulação dos media nas sociedades democráticas actuais, ao papel do Estado e da sociedade civil neste processo bem como às funções dos mecanismos de auto e co-regulação.
Na manhã do dia 25 de Fevereiro, após a apresentação do modelo para a análise comparativa da regulação na Europa, seguiu-se o debate sobre a formulação das dimensões nele propostas. Num segundo momento, os correspondentes nacionais presentes debruçaram-se sobre os organismos de regulação dos países que representam, tendo-se desenvolvido interessantes considerações comparativas, nomeadamente sobre a Televisão Digital Terrestre e sobre os cenários de convergência.
Veja mais aqui.