Divulgação do curso na Qualifica

O Doutoramento FCT “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade” está a ser divulgado na “Qualifica 2016 – Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego“, a decorrer entre os dias 14 e 17 de abril, na Exponor (Porto).

Os materiais informativos e de divulgação estão no stand da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que apoia este Doutoramento. Em representação do curso está, durante o dia de hoje, Kamila Fernandes, a partilhar a sua experiência enquanto doutoranda da 3ª edição do curso.

O primeiro ano desta edição está atualmente a decorrer: o 1º semestre foi na Universidade da Beira Interior – UBI (Covilhã) e na Universidade do Minho – UM (Braga) e o 2º semestre está no momento a funcionar na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias – ULHT (Lisboa).

 

Aberto o período de candidaturas à 4ª edição do Doutoramento

 

 

De 21 de março a 20 de junho de 2016
Candidaturas à 4ª edição do Programa Doutoral “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade”

Decorre a partir de hoje, 21 de março, e até ao próximo dia 20 de junho de 2016, o período de submissão de candidaturas à 4º edição do programa doutoral “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade”, aprovado e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Este programa doutoral é especialmente dirigido a estudantes com formação em Ciências da Comunicação ou, não sendo o caso, a estudantes com formação num outro ramo das Ciências Sociais e Humanas. O programa dispõe de trinta (30) vagas e inclui a atribuição, de forma competitiva e através de concurso, de cinco (5) Bolsas de Doutoramento FCT (três nacionais e duas mistas).

As candidaturas deverão ser feitas online, através do seguinte endereço:

http://www.ulusofona.pt/doutoramentos/estudos-de-comunicacao-tecnologia-cultura-e-sociedade.

Envolvendo as principais unidades de investigação em Comunicação das universidades portuguesas, este curso distingue-se fundamentalmente pela oferta de uma formação articulada com os melhores núcleos de pesquisa do país. É propósito deste programa estimular a produção científica de elevada qualidade e preparar novos investigadores para trabalho científico competitivo. O grau de doutor é conferido em simultâneo pelas Universidades do Minho, da Beira Interior e Lusófona, e pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

O programa doutoral “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade” resulta de uma parceria entre seis unidades de investigação:

CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Instituto de Ciências Sociais – Universidade do Minho (instituição coordenadora);

CIES – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa;

LabCom – Laboratório de Comunicação Online, Faculdade de Artes e Letras – Universidade Da Beira Interior;

CIMJ – Centro de Investigação Média e Jornalismo – Universidade Nova de Lisboa;

CECL – Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens – Universidade Nova de Lisboa;

CICANT – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia.

Calendarização referente ao edital da 4ª edição:

PERÍODO DE CANDIDATURA AO PROGRAMA DOUTORAL

Candidaturas abertas em permanência de 21 de março a 20 de junho de 2016

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DE ADMISSÃO AO PROGRAMA DOUTORAL

1ª fase: 09 de maio de 2016 (para candidaturas submetidas até 22 de abril de 2016)

2ª fase: 04 de julho de 2016

Os candidatos aprovados serão ordenados em lista final a partir da qual serão preenchidas as vagas e colmatadas possíveis desistências.

INSCRIÇÔES NO PROGRAMA DOUTORAL

1ª fase: 16 a 20 de maio de 2016

2ª fase: 11 a 15 de julho de 2016

PERÍODO DE CANDIDATURA A BOLSA FCT

De 12 a 27 de setembro de 2016

* Informações relativas ao concurso de Bolsa FCT serão divulgadas aquando da abertura do mesmo.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DO CONCURSO DE BOLSA FCT

05 de outubro de 2016

Para mais informações, recomenda-se a consulta do edital.

Facebook: https://www.facebook.com/doutoramentofct/

Doutoramento em “Estudos de Comunicação” assinala presença na Futurália

O Doutoramento FCT “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade” marca presença na “Futurália“, feira de ofertas de ensino, formação e empregabilidade e oportunidades, que está a decorrer na FIL (Lisboa) entre os dias 16 e 19 de março.

Os materiais informativos do Doutoramento podem ser encontrados nos stands da Universidade Lusófona e da Universidade da Beira Interior, duas das instituições de ensino superior que integram o consórcio. Juntamente com a Universidade do Minho e com o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, estas quatro universidades conferem o grau de doutor ao aluno que ingressa e termina com sucesso o programa.

Este Doutoramento resulta da parceria entre seis centros de investigação portugueses: CECS (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade); CIES (Centro de Investigação e Estudos de Sociologia); LabCom (Laboratório de Comunicação Online); CIMJ (Centro de Investigação Média e Jornalismo); CECL (Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens); CICANT (Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias). Informações detalhadas no Dossiê Pedagógico do curso.

Candidaturas: 2ª fase de admissão ao Doutoramento FCT “Estudos de Comunicação”

Decorre entre amanhã, 14 de julho de 2015, e 3 de setembro de 2015, a 2ª fase de admissão ao Doutoramento FCT “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade”.

Esta 3ª edição do curso será coordenada a partir da Universidade da Beira Interior, na Covilhã, onde está sediado o LabCom, um dos centros de investigação do consórcio.

Para consultar o edital, aceder aqui.

2.º Workshop Métodos Visuais do GT Cultura Visual

10466995_751780471592654_3509824871402405174_o
6 de julho de 2015 | Universidade do Minho (Braga)

O Workshop em Metodologias Visuais Participativas visa proporcionar a investigadores e educadores, fotógrafos, produtores culturais, entre outros entusiastas a oportunidade de vivenciar e conhecer os conceitos, modelos de gestão, dinâmicas e métodos de aplicação de propostas fundamentadas em métodos colaborativos em que a visualidade esteja estruturada como uma ferramenta de investigação e intervenção social.

A formação abordará desde a estruturação de um plano de execução, até as possibilidades de sustentabilidade e continuidade da proposta a partir de uma gestão participativa e de processos autónomos a serem estimulados.

O Workshop é a essência da proposta pedagógica, modelo de implementação e execução do Projeto Olhares em Foco em que a vivência da metodologia por facilitadores torna-os capacitados para a implementação e gestão participativa de propostas visuais participativas, possibilitando com que os participantes possam assumir a posição agentes ativos de mudanças sociais estruturadas a partir de suas perceções pessoais e coletivas.

A formação é desenhada para a partilha das experiências de aplicação da metodologia em mais de 20 comunidades no Brasil e em Portugal, com aproximadamente 120 jovens em contexto de exclusão e vulnerabilidade.

Entrada gratuita.

Apresentação projetos de investigação doutorandos 1ª edição

Decorrem hoje, 8 de junho de 2015, na Universidade do Minho, em Braga, as apresentações dos projetos individuais dos doutorandos da 1ª edição do Doutoramento FCT “Estudos de Comunicação”.

Durante a sessão estarão presentes os membros dos seis centros de investigação do consórcio:

- Anabela Carvalho (CECS);
- João Carlos Correia (LabCom);
- Maria Augusta Babo (CECL);
- José Rebelo (ISCTE – IUL);
- Estrela Serrano (CIMJ);
- Cláudia Álvares (CICANT)

Para acompanhar algumas notas sobre as apresentações, aceda aqui.

Aula Aberta “Extração e Visualização de dados de Redes Sociais” | 22 Maio, UM

Na próxima sexta-feira, dia 22 de maio, a partir das 14h30, o professor Fábio Malini, responsável pelo Labic (Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura) da Universidade Federal do Espírito Santo (www.labic.net) vai estar no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, a convite do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, para uma aula aberta com o título genérico “Extração e Visualização de dados de Redes Sociais na Internet: atores, ligações e perspetivas nas mobilizações sociais globais”.

A entrada é livre.

11148216_1626608140887400_7112977486735105012_n

Doutoramento FCT já tem Provedora dos Estudantes

Imagem1

Gisela Gonçalves, professora auxiliar da Faculdade de Artes e Letras da Universidade da Beira Interior (UBI), foi recentemente nomeada Provedora dos Estudantes do Doutoramento FCT “Estudos de Comunicação”. Deste modo, a docente e também investigadora do LabCom será a intermediária entre os alunos e a gestão do programa doutoral para a apresentação de soluções ou aspetos a melhorar no funcionamento do curso.

Para consultar o perfil da Provedora, aceder aqui.

Candidaturas à 3ª edição do Programa Doutoral “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade”

Entre 20 de abril de 2015 e o próximo dia 11 de junho de 2015 decorre o período de submissão de candidaturas ao programa doutoral “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade”, aprovado e financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Este programa doutoral é especialmente dirigido a estudantes com formação em ciências da comunicação ou, não sendo o caso, a estudantes com formação num outro ramo das ciências sociais e humanas, dispondo de trinta (30) vagas, incluindo a atribuição, de forma competitiva e através de concurso, de seis (6) Bolsas de Doutoramento FCT (três nacionais e três mistas).

As candidaturas deverão ser feitas online, fazendo o registo no Balcão Virtual da UBI (instituição que lidera esta 3ª edição), na página (https://academicos.ubi.pt/online/login3c.aspx) e submetendo, posteriormente, os documentos indicados em formato pdf constantes do Edital_DoutFCT_2015-16.