As instituições promotoras do Doutoramento têm colaborado com um número muito significativo de instituições cooperantes. Para fins académicos e científicos, adquiriram uma longa e ampla experiência em cooperação institucional, numa rede, incluíndo as seguintes categorias principais:
1) Colaboração com associações nacionais e internacionais, numa longa tradição com as mais importantes associações científicas de Ciências da Comunicação, tanto em termos de adesão e participação em eventos científicos, quanto de liderança (os Presidentes da SOPCOM e da ECREA são membros da equipa de Doutoramento; outros professores/investigadores são também membros do Conselho Internacional da IAMCR, e grande parte dos elementos da equipa coordenam secções científicas e grupos de trabalho nestas organizações internacionais).
2 ) Colaboração com outras universidades e centros de pesquisa. Muitos protocolos já foram assinados com outras universidades, na Europa, África e América. Embora seja impraticável referir a toda a lista de protocolos estabelecidos, existem projetos em colaboração mútua, entre outras, com as seguintes instituições:
Em PORTUGAL: Universidade do Porto; lnstituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa; Centro de lnvestigação de Políticas do Ensino Superior; Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa.
Em FRANÇA: Institut Français de Presse – Universite de Paris II; Centre d’ Études sur I’Actuel et le Quotidien –Paris. Em ITÁLIA: lnstituto di Communicazione, Comportamento e consumi – Libera Università di Lingue e Comunicazione di Milano; Unitersity of Torino.
Na ALEMANHA: Darmstad University; Munster University of Applied Sciences.
Na BÉLGICA: Ghert University; Sint-Lukas Brussels Uni College of Art and Design Arte.
No REINO UNIDO: Sunderland University; Edge Hill University.
No BRASIL: Universidade Federal do Rio de Janeiro; Universidade Federal da Bahia; ATOPOS – Centro de Pesquisa em Redes – Universidade de São Paulo; Universidade de Brasília; Universidade Federal de Minas Gerais; Pontifícia Univ. do Rio Grande do Sul.
Em ESPANHA : Univeersidad de Santiago de Compostela; Uriversitat Aulonoma de Barcelona.
3) Colaboração com diversas instituições públicas. Muitos projetos realizados pelas instituições participantes envolveram protocolos com um número extraordinariamente vasto de instituições públicas, fundações e associações, como a Associação Portuguesa para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de lnformação; Global Communication Institute; Fundação Calouste Gulbenkian; Fundação Francisco Manuel dos Santos; OberCom; PT Comunicações; Entidade Reguladora para a Comunicação Social; Sindicato dos Jomalistas; European Foundation for the Improvement of Living and Working Conditions; Agência LUSA; FLAD; Fundação EDP ; Fundação e Museu do Côa; Museu de Serralves; Gabinete para os Meios de Comunicação Social; UNESCO; Agência para a Sociedade do Conhecimento.