Objetivos gerais do ciclo de estudos:
Os principais objetivos deste programa doutoral são:
- contribuir para a consolidação das ciências da comunicação;
- preparar novos investigadores para trabalho de pesquisa competitivo;
- habilitar os candidatos para a condução de projetos empreendedores;
- atrair candidatos de outros países, particularmente de África e da América Latina;
- encorajar a ligação a grupos de investigação internacionais;
- apoiar o intercâmbio académico e científico;
- potenciar oportunidades criadas pelas associações científicas;
- estimular a produção científica em língua portuguesa;
- implementar um programa doutoral de excelência com uma proposta que atraía também candidatos do espaço ibero-americano.
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências) a desenvolver pelos estudantes:
Fundado na complementaridade entre as instituições parceiras, este programa tem o objetivo de promover investigação de elevada qualidade, reunindo os melhores investigadores nacionais neste domínio.
Neste sentido, pretende-se atrair candidatos com perfis de excecional mérito académico (ou profissional), que demonstrem alguma experiência em investigação científica e aptidão para integrar um programa de formação avançada de elevados padrões de qualidade.
É propósito deste programa doutoral preparar novos investigadores para o trabalho de investigação competitiva, que promova a aproximação da comunicação científica nacional nesta área aos níveis de desenvolvimento registados noutros países europeus.
Habilitar os candidatos para a realização de projetos empreendedores que estimulem o conhecimento aprofundado dos processos de comunicação e fomentem o desenvolvimento empresarial, comunitário e cívico neste domínio é, por isso, um objetivo central deste programa de doutoramento.