Arquivo mensal: Fevereiro 2018

Abertas inscrições para formação “A Narrativa Cinematográfica”

Estão abertas as inscrições para a próxima formação no âmbito do programa de Doutoramento FCT em Estudos de Comunicação.

“A Narrativa Cinematográfica” é o tema da formação que será ministrada pelo professor  Nelson Zagalo, professor da Universidade de Aveiro e investigador do CECS.

A sessão está marcada para o dia 20 de março e tem início previsto para as 14h00, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.

Resumo da formação:
Nos últimos anos com os desenvolvimentos no campo do transmedia, passámos a necessitar de compreender as estruturas narrativas nas suas funções adaptativas multimodais. Nesse sentido, foi necessário estabelecer uma compreensão operativa da narrativa enquanto estrutura de comunicação.
Ao longo deste workshop discutiremos as singularidades estéticas da multimodalidade do Cinema destacando a convergência de meios, procurando compreender como é que a narrativa permeia e conduz os recetores à compreensão.
A 3ª hora pode seguir duas abordagens distintas, depende do que preferirem
a) Apresentaremos e discutiremos um conjunto de abordagens e modelos de análise aplicados ao estudo e investigação do cinema, que discriminarão as abordagens multimodais das abordagens pelo conteúdo.
ou
b) Realizaremos um pequeno exercício de criação narrativa, com o objetivo de solidificar a compreensão das diferenças entre narrativa e história, assim como do potencial comunicativo do uso de diferentes media.
Os interessados em frequentar a formação devem enviar email com indicação de nomecurso contacto para emilianasofiagomes@gmail.com
Pedimos, ainda, que nos informem sobre a preferência relativamente ao programa da última hora.