Parallel Sessions

 

PROGRAM

 

Thursday, April 26, 2018


 

11h30 | Parallel Sessions I

 

Thematic axis: Cultural Studies – Session I (ICS – Sala de Reuniões)
Chair: Madalena Oliveira (University of Minho, Portugal)

Narrativas híbridas e a construção de subjetividades no documentário “Fogo no Mar”
Conrado Oliveira & Priscila Soares da Silva (University of Minho, Portugal)

Women´s Voices in Diaspora: Hip Hop, Spoken Word, Islam and Web 2.0
Cláudia Araújo (New University of Lisbon, Portugal)

Comunicação Intercultural na Europa
Celso Soares (CulturFACE-Cultural Association for Development, Portugal) & Paulo Monteiro (Rádio Cruzeiro of Odivelas, Portugal)

 

Thematic axis: Intercultural Education – Session I (IE – Auditório Multimédia)
Chair: Maria João Hortas (Lisbon Polytechnic Institute, Portugal)

Building the foundation of Inclusion through Self-leadership Literacy
Malak Oussidhoum (Malak Oussidhoum Leadership Advising, Morocco)

Being parents of teenage children in the city. The intercultural mediation as educational style of inclusion and citizenship
Margherita Cestaro (University of Padua, Italy)

De que falamos quando falamos de educação intercultural? Um estudo exploratório com docentes e estudantes da formação de inicial professores do 1º e 2º ciclo do ensino básico
Maria João Hortas (Lisbon Polytechnic Institute, Portugal)

 

Thematic axis: Intercultural and Social Mediation – Session I (IE – Anfiteatro)
Chair: Margarida Morgado (Polytechnic Institute of Castelo Branco, Portugal)

Os Contornos da Mediação Intercultural na Educação Contemporânea: Delineamentos & Projeções
Valéria Vaz Boni & Rosa Sequeira (University of the State of Paraná, Brazil, Open University, Portugal)

Mediação intercultural com álbuns ilustrados
Margarida Morgado (Polytechnic Institute of Castelo Branco, Portugal)

Mediação Social com minorias étnicas – o caso da comunidade cigana
Marta Fonseca & Helena Almeida (University of Coimbra, Portugal)

Centro de Mediação Comunitária de Braga como instrumento de germinação de cidadania e Justiça!
Jorge Costa & Rômulo Barreto (University of Minho, Portugal)

 

Thematic axis: New Challenges in Europe – Session I (IE – room 2064)
Chair: Elisabete Pinto da Costa (Lusófona University of Porto, Portugal)

Diretrizes e desafios da política Europeia de promoção da mediação de conflitos
Elisabete Pinto da Costa (Lusophone University of Porto, Portugal)

BorderLines: Xenophobic Discourses Against Migrants and Refugees in Europe
Snezhina Gabova (Sofia Development Association, Bulgaria)

O acolhimento de refugiados recolocados em Portugal: a intervenção das instituições locais
Paulo Costa, Lúcio Sousa, Rosana Albuquerque, Bárbara Bäckström & Olga Magano (Open University, Portugal)

A Mediação Familiar num Contexto de Vulnerabilidade Social
Susana Monteiro & Filomena Carvalho (Polytechnic Institute of Leiria, Portugal)

A União Europeia: Desafios, Vulnerabilidades e Cidadania
Susana Monteiro (Polytechnic Institute of Leiria, Portugal)

 

Thematic axis: Intercultural Communication- Session I (ICS – Sala de Atos)
Chair: Rosa Cabecinhas (University of Minho, Portugal)

Os Discursos sobre a Exploração da Amazônia no Jornal Português Diário de Notícias
Evelyn Aquino (University of Minho, Portugal)

O Brasil que há em mim: manifestações da memória social brasileira nas obras de Andrea Brandão para a Exposição (Co)Habitar em Portugal
Patrícia Posch (University of Minho, Portugal)

A representação da interação entre a enfermeira e a mulher migrante durante a vigilância da gravidez ao pós-parto na perceção da mulher migrante
Maria da Conceição Santiago, Maria Figueiredo & Marta Lima Basto (Polytechnic Institute of Santarém, Porto College of Nursing, University of Lisbon, Portugal)

Diálogo intercultural e relações intergrupais na Europa: contributos dos Estudos Culturais e da Psicologia Social 
Júlia Alves Brasil & Rosa Cabecinhas (University of Minho, Portugal)

 

15h30 | Parallel Sessions II

Thematic axis: Intercultural Education – Session II (IE – Room 2064)
Chair: Hélia Bracons (Lusophone University of Humanities and Technologies of Lisbon, Portugal)

La Educación Intercultural en la Formación Inicial del Profesorado: la Voz de los Docentes Universitarios
Juan Olivencia & Hélia Bracons (University of Málaga, Spain; Lusophone University of Humanities and Technologies of Lisbon, Portugal)

Educação intercultural enquanto experiência identitária transformadora e significativa
Susana Gonçalves (Polytechnic Institute of Coimbra, Portugal)

Educação Intercultural em Contexto de Negócios: um Caso de Inovação no ISCAP-P.PORTO
Clara Sarmento, Carina Cerqueira, Sara Pascoal, Marco Furtado, Sandra Ribeiro & Laura Tallone (ISCAP, Portugal)

Do educar ao cuidar na diversidade cultural das famílias
Ana Spínola Madeira & Alcinda Reis (Polytechnic Institute of Santarém, Portugal)

 

Thematic axis: Intercultural Communication – Session II (ICS – Sala de Atos)
Chair: Luís A. Santos (University of Minho, Portugal)

Museu do Reconhecimento Cultural
Ana Maria Silva, Luís A. Santos, Marta Soares, Paulo Costa, Pedro Esteves, Norberto Valente & Vânia Lima (University of Minho, Portugal)

Migrações, Comunicação Intercultural e Cinema
Isabel Macedo & Rosa Cabecinhas (University of Minho, Portugal)

Quantas culturas cabem na Escola? Comunicação Intercultural e Justiça Escolar
Alexandra Leandro (Open University, Portugal)

 

Thematic axis: Intercultural and Social Mediation – Session II (IE – Auditório Multimédia)
Chair: Miguel Prata Gomes (Paula Frassinetti School of Education, Portugal)

Projeto ELISSE (E-Learning for Intercultural Skills in Social Education) [E-Learning para competências interculturais na Educação Social]
Miguel Prata Gomes, Gabriela Trevisan, Florbela Samagaio & Rui Ramalho (Paula Frassinetti School of Education, Portugal)

Mobilidade intra-europeia de estudantes: uma análise dos padrões de interacção dos estudantes de Erasmus
Daniel Noversa (University of Minho, Portugal)

O papel do Polícia Municipal enquanto mediador
Isabel Fonseca & Cláudia Figueiras (University of Minho, Portugal)

Formar para a mediação social: reflexões sobre (e a partir de) um percurso formativo de profissionais do trabalho social
Joana Campos, Luísa Delgado & Maria João Hortas (Polytechnic Institute of Lisbon, Portugal)

 

Thematic axis: New Challenges in Europe – Session II (IE, Anfiteatro)
Chair: Helena Machado (University of Minho, Portugal)

Narrativas mediáticas sobre “fronteiras” na Europa: dinâmicas de inclusão e exclusão
Marta Martins & Helena Machado (University of Minho, Portugal)

Proteção de dados e privacidade na sociedade da vigilância – que rumos para uma Europa mais inclusiva?
Sara Matos & Helena Machado (University of Minho, Portugal)

Follow-up da mediação na Europa e em Portugal
Cátia Cebola & Lurdes Mesquita (Polytechnic Institute of Leiria; IPCA, Portugal)

A mediação em ciência: sugestões para um guia prático
Emília Araújo & Juliana Barbosa (University of Minho, Portugal; Federal University of Rio Grande do Norte, Brazil)

A crise económica e financeira e o desafio da Estratégia Europa 2020: o impacto das políticas de austeridade como paradoxo de uma política de bem-estar social e de coesão social e económica na imprensa económica
Mafalda Lobo (University of Minho, Portugal)

 

Thematic axis: Human Rights – Session I (IE, Room 2065)
Chair: Ana Piedade (Polytechnic Institute of Beja, Portugal)

“O Paradigma do Nós”: um projeto de empreendedorismo humano-social
Filomena Carvalho (Polytechnic Institute of Leiria, Portugal)

Uma mesquita no Alentejo – invisibilidades na cidade
Ana Piedade (Polytechnic Institute of Beja, Portugal)

Training for Peace: in search of a pedagogy of otherness in higher education
Ana Paula Caetano, Isabel Freire, Catarina Sobral & Elsa Biscaia Machado (University of Lisbon, Portugal)

Dos direitos reprodutivos na Europa: o caso da gestação de substituição
Diana Coutinho (University of Minho, Portugal)

Perspetivas dos professores de uma escola secundária acerca da diversidade cultural
Maria Isabel Pacheco, Isabel Freire & Ana Paula Caetano (University of Lisboa, Portugal)

 

Friday, April 27, 2018


 

11h15 | Parallel Sessions III

Thematic axis: Intercultural and Social Mediation – Session III (IE – Auditório Multimédia)
Chair: Helena Neves de Almeida (University of Coimbra, Portugal)

Les médiations sociales en France
Jean-Pierre Bonafe-Schmitt (University of Geneva, Switzerland)

Learning biographies in a European space for social mediation: homage to Catalonia
Rob Evans (Otto-von-Guericke-University Magdeburg, Germany)

Mediação Social e Comunitária Profissional: Percursos de Ação-Reflexão-Investigação em Comportamentos Aditivos e Dependências
Sara Carvalho, Jorge Barbosa, Helena Almeida, Merícia Silva, Emídio Abrantes, Rui Lino, Cristina Proença, Celestino Cunha, Sofia Martelo & Ana Paula Neto (Intervention Service in Additives Behaviors and Dependencies, Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Minho; Regional Ministries of Health of the North, Center, Lisbon and Vale do Tejo, Alentejo and Algarve, Portugal)

Mediar os conflitos familiares – análise da evolução legal
Rossana Martingo Cruz (University of Minho, Portugal)

 

Thematic axis: Intercultural Education –  Session III (IE, Anfiteatro)
Chair: Isabel Freire (University of Lisboa)

Mobilidade estudantil e interculturalidadede – perceções de estudantes universitários
Vânia Dalcin & Isabel Freire (University of Lisbon, Portugal)

A Europa  Como Espaço de Diálogo Intercultural e de Mediação
António da Silva Fernandes (ACARE – Community Association, Portugal)

Território(s) e multiculturalidade: as escolas
Ana Piedade & Bárbara Esparteiro (Polytechnic Institute of Beja, Portugal)

Participação e mediações com crianças e jovens nas comunidades – um processo de cidadania crítica
Ana Paula Caetano & Isabel Freire (University of Lisbon, Portugal)

O rap “exótico” na Itália contemporânea: entre direitos negados e nova cidadania
Luca Bussotti (University Institute of Lisbon, Portugal)

 

Thematic axis: Intercultural and Social Mediation – Session IV (IE, Sala 2064)
Chair: Alcinda Reis (Polytechnic Institute of Santarém)

Interculturalidade em contexto escolar: educação e mediação preventiva
Rômulo Barreto & Cíntia Barreto (University of Minho, Portugal)

A Mediação como potenciadora no Espaço Social e Escolar
Marisa Cunha & Ana Maria Silva (Youth Red Cross; University of Minho, Portugal)

Ser (se) Diferente é Ser (se) Humano – Construção de uma cultura de participação colaborativa no processo Educativo num contexto escolar
Ângela Gomes (University of Minho, Portugal)

A arte como metodologia de intervenção social – uma breve análise do projeto “Refúgio e Arte: dormem mil cores nos meus dedos”
Priscila Soares da Silva (University of Minho, Portugal)

Negociação de conflitos em organizações públicas: contribuição da Comunicação Não Violenta
Marialva Tomio & Vanessa Fraga (Regional University of Blumenau, Brazil; University of Minho, Portugal)

 

Thematic axis: New Challenges in Europe – Session III (IE, Room 2065)
Chair: Emília Araújo (University of Minho, Portugal)

Da arte aos museus: desafios para uma reinvenção da Museologia na Europa
Gabriela Brandão (Université Paris 8, France)

Direito de Autor e Direitos Conexos na União Europeia: Um monólogo legal?
Inês Coelho (University of Minho, Portugal)

Os fornecedores de Internet em Portugal e os desafios em relação à Agenda Digital para a Europa
Marina Polo (University of Minho, Portugal)

Interculturalidade e Narrativas Digitais: o Projeto “Afro-European Narratives”
Maria Teresa Cruz & Maria Augusta Babo (New University of Lisbon, Portugal)

A relevância da interculturalidade: rumo a uma prática mais inclusiva em trabalho social
Hélia Bracons & Juan Olivencia (Lusophone University of Humanities and Technologies of Lisbon, Portugal, University of Malaga, Spain)

 

 

Posters


Hall of the Institute of Education

Direito ao esquecimento: um direito humano autônomo
Geisa Daré & Luís Gustavo Daré (University of Minho, Portugal; Toledo Teaching Institution, Brazil)

Mediação cultural no contexto de intervenção social: um olhar através do retrato
Hélia Bracons, Inês Luzio, Mariana Magalhães, Miguel Barata, Sandra Tenda & Sara Silva (Lusophone University of Technology and Humanities of Lisbon, Portugal)

Comments are closed.