Arquivo mensal: Maio 2017

Pesquisa bibliográfica e gestão de referências é o tema da próxima formação

calendario

Decorre no próximo dia 2 de junho a próxima ação de formação organizada no âmbito do Doutoramento FCT em “Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade”.

A iniciativa é do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) e terá lugar no laboratório M2, sito no piso 0 do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho.

Entre as 14:00 e as 17:00, o Professor Alberto Sá debruçar-se-á sobre a pesquisa científica do ponto de vista da pesquisa bibliográfica,  das normas de citação e referenciação de obras e do uso de ferramentas digitais, Endnote e Mendeley, para a gestão de referências.

Guardar

Guardar

Guardar

Sessão sobre estratégias de escrita e publicação científica decorreu na UMinho

Rui Sousa-Silva, docente da Universidade do Porto, esteve na Universidade do Minho no passado dia 13 de maio, para ministrar uma formação dedicada ao tema “Publicação e Transferência de Conhecimento”.

O docente debruçou-se sobre as especificidades do texto científico, da escrita académica e científica, bem como sobre a participação em eventos científicos e a preparação de trabalhos para publicação.

IMGP4949

O calendário de ações de formação sob a responsabilidade do CECS (Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade) prossegue com a sessão dedicada ao tema “Pesquisa bibliográfica, normas de citação e gestão digital de referências (Endnote/Mendeley)” e decorrerá no dia 2 de junho, com o Professor Alberto Sá.

Ação de formação sobre “Publicação e transferência de conhecimento” é já no sábado, 13/05

Imagem

Tem início no próximo sábado, dia 13 de maio, a ação de formação ministrada pelo Professor Rui Sousa-Silva dedicada ao tema “Publicação e transferência de conhecimento”.

O evento terá lugar na Sala de Reuniões do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (ICS-UM), no piso 2, e decorrerá no horário 10.00-13.00 / 14.00-16.00.

 Resumo:

A publicação e a transferência de conhecimento são, atualmente, duas áreas essenciais do trabalho académico e científico. Se, por um lado, os académicos e os investigadores são incentivados a publicar, sob pena de perecerem, por outro, é essencial que os seus trabalhos científicos sejam relevantes e de alta qualidade, de modo a serem facilmente aceites em processos de revisão por pares (quer com vista à sua publicação em revistas e livros, quer para apresentação em congressos). Nesta formação, procura-se fomentar um conhecimento aprofundado das especificidades da escrita académica e científica, incentivar a aquisição de métodos e técnicas de escrita científica, conhecer as técnicas e processos de preparação de resumos para submissão a congressos ou para inclusão noutras produções académicas (livros, teses, etc.) e desenvolver a capacidade de escrita de textos científicos. A sessão, com uma duração total de cinco horas, encontra-se estruturada em duas partes: a primeira parte, dedicada à escrita científica, aborda a distinção entre o texto científico e outros géneros textuais (literário, jornalístico, publicitário, etc.), aponta as diferenças entre tipos de texto científico (e.g., ensaio, trabalho empírico, artigo e capítulo, entre outros), discute as formas de citação e referenciação (como citar e quando citar) e debate os princípios de integridade e honestidade académica; a segunda parte é dedicada à apresentação de trabalhos em eventos científicos e à preparação para publicação, nomeadamente a redação de resumos, o design de materiais de apresentação, a divulgação e promoção do trabalho científico, a estruturação e redação de artigos científicos e o conhecimento do processo de publicação. A sessão termina com um debate sobre os aspetos mais relevantes da escrita científica.

Guardar

Guardar

Guardar