Experiências #6

JornalismoPortoNet (JPN) – novas formas de fazer jornalismo

sala 2013

O JornalismoPortoNet (JPN) foi criado a 22 de Março de 2004, é o ciberjornal do curso de Ciências da Comunicação: jornalismo, assessoria, multimédia da Universidade do Porto. O JPN surge no âmbito das disciplinas práticas de Jornalismo e Multimédia e teve por base um conjunto de objetivos:

 

  1. aprofundar as competências teórico-práticas dos alunos, desenvolvidas ao longo do curso;
  2. proporcionar um local em que os estudantes possam iniciar as práticas jornalísticas e tomar contato com as rotinas produtivas;
  3. dar visibilidade aos trabalhos produzidos no curso de forma os estudantes constituírem um portfólio;
  4. proporcionar um lugar de estágio para os estudantes finalistas enquanto aguardam o estágio curricular num órgão de comunicação;
  5. ser um laboratório em que se experimentam e ensaiam novas formas de fazer jornalismo.

O JPN funciona todo o ano e tem uma estrutura semiprofissional: dois editores (antigos alunos) a tempo inteiro e com carteira profissional de jornalista; um editor multimédia que faz parte da equipa dos Laboratórios de Audiovisual; registo na ERC; os coordenadores de área são professores das UC laboratoriais, a maioria com carteira profissional.

No início do primeiro semestre o JPN acolhe estudantes que queiram colaborar extracurricularmente e são publicados os trabalhos produzidos no âmbito das aulas práticas. No segundo semestre o JPN acolhe os finalistas que obrigatoriamente cumprem ali um período do estágio curricular. Nessa altura, a redação é dividida em dois turnos e funciona como uma redacção profissional, com chefes de redacção e secretários de redacção.

Nos meses de estágio são convidados jornalistas profissionais para serem ‘Editores por um dia’ e que chefiam a redacção durante todo um dia. Alguns deles são antigos alunos que ali efectuaram o seu estágio e que regressam ‘a casa’ por um dia.

O JPN produz hardnews e também dossiês especiais que exigem uma maior planificação. Estes são dois exemplos, distintos. O primeiro é o ‘artigo-mãe’ do 10º aniversário do JPN. O segundo é a última grande reportagem produzida pelos estagiários do último ano lectivo.

JPN2014 10 anos de JPN
http://jpn.up.pt/2014/03/21/10-anos-jpn-uma-viagem-no-tempo-com-os-pioneiros/

A última memória de África
http://jpn.up.pt/2015/06/25/ultima-memoria-africa/

 

Ana Isabel Reis | UPorto | JornalismoPortoNet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>