Trabalhos#1

Esta é uma reportagem que foi emitida pela Aljazeera em 2014. Trata-se de um extraordinário trabalho de investigação que tenho discutido com os alunos, nas aulas de mestrado que leciono na UNL. No essencial, esta reportagem, Haiti in a Time of Cholera, aproxima-nos de três linhas complementares de interpretação. Primeira: a televisão deve ser uma plataforma de acolhimento da investigação jornalística e suscitar novas abordagens formais que a valorizem, promovendo a adesão dos telespectadores; segunda: a persistência e a resistência são características que devem mobilizar os jornalistas envolvidos e as organizações que suportam esses trabalhos; terceira: ultrapassar os constrangimentos provocados pelo mercado, acreditando que o investimento na credibilidade pode gerar receitas sociais e económicas em prazos mais dilatados.

O visionamento crítico deste trabalho prova-nos que a rentabilidade gerada pela exposição da credibilidade é a receita que coloca a Aljazeera no pedestal da informação televisiva a nível global.

Pedro Coelho | UNovaLisboa | SIC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>