Opiniões#7

1) Que vantagens vê numa formação académica em Jornalismo/Comunicação para o exercício da profissão de jornalista?
Uma formação académica em Jornalismo/Comunicação dará ao jornalista todo um vasto conjunto de conhecimentos sobre a profissão que vão além do exercício técnico de uma função. Designadamente, permitirá conhecer os fundamentos da profissão que exerce com uma amplitude que ultrapassa o seu contexto espaço-temporal; possibilitará a compreensão do seu papel enquanto actor num sistema social, com consequências aos níveis político, cultural e de socialização; o enfoque formativo nas humanidades e nas ciências sociais será um elemento positivo no trabalho de enquadramento e de contextualização que o jornalista deve desenvolver. Mais que formar um indivíduo tecnicamente competente, a academia formará indivíduos habilitados com competências para atribuir sentido (social, político, cultural) à sua acção, e ao mesmo tempo mais preparados para interpretar o vasto sistema (profissional, social, económico, político…) em que actuam e que lhe  constrangem os movimentos. Por fim, entendendo a academia como espaço de experimentação e de criação, da formação académica poderão vir contributos para a evolução e transformação das práticas relativamente estabilizadas e sistematizadas nas redacções.

2) Que resposta deve a formação académica dar aos efeitos da associação do mercado e das novas tecnologias ao jornalismo?
Perante essa associação, a formação académica deve enfatizar duas dimensões: 1. fornecer modelos de compreensão desses efeitos, dos seus riscos e das suas oportunidades, capacitando o jornalista para os interpretar, lhes dar sentido e lidar com eles de forma adequada, enquanto componente incontornável do seu trabalho; 2. contrapor ao poder destas influências um enfoque nos elementos normativos do jornalismo (o que é, qual o seu papel, o que deve ser perante cada situação concreta), os quais devem persistir, sobretudo se colocados perante novos desafios.

 3) Defende uma formação sobretudo técnica (estudo e prática da técnica profissional) ou alicerçada numa componente mais reflexiva (estudo do jornalismo integrado no universo mais vasto da comunicação)? Porquê?
Não defendo nenhuma das opções em exclusivo, mas uma combinação equilibrada de ambas: se uma privilegia o saber fazer (técnica) ou permite atribuir sentido ao que se faz (reflexiva). Tendo necessariamente que optar por uma, seria a segunda – por que o papel primeiro de que a academia não se deve demitir é o de “reflectir” a realidade, procurando pensá-la e compreendê-la, para depois formar para um exercício responsável (com sentido). Por seu lado, as competências técnicas poderão ser adquiridas noutros espaços (sem prejuízo de o serem na academia), e sê-lo-ao de de um modo mais adequado se enquadrados pela dimensão reflexiva fornecida pela academia.

4) Que ligação deve existir entre a academia (cursos de jornalismo) e a profissão, durante o período letivo e na fase de estágio?
Deve haver uma ligação estreita e permanente, na medida em que as duas realidades concorrem, de forma complementar, para um mesmo objectivo: a academia fornecendo modelos de reflexão e enquadramento da prática profissional, e enquanto espaço de experimentação e de criação; a profissão enquanto espaço de aplicação, validação e de confronto com situações concretas que desafiam os modelos de reflexão e a experimentação efectuada na academia. Sou favorável a uma interacção estreita entre as duas realidades, tanto quanto possível desde o início do ciclo de estudos.
Numa fase inicial, a ligação deve essencialmente consistir na análise e observação de rotinas e práticas profissionais e conteúdos produzidos, no sentido de os compreender e interpretar. Numa fase final, a ligação deve adquirir a forma de estágio curricular, e deve ser marcada pela aplicação e pelo aperfeiçoamento das competências técnicas adquiridas, pela concepção e aplicação de um protejo de acção e pela respectiva avaliação crítica.

Gil Ferreira | IPCoimbra

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