Jeff Bezos vai salvar os jornais?

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Dan Farber (CC BY-NC 2.0)

Perante a actual crise do modelo de negócio e a precisar de novas estratégias que se reflictam em lucro, a indústria dos jornais vê com bons olhos a compra do Washington Post pelo fundador da Amazon, Jeff Bezos.

As expectativas de que Bezzos transforme o Washington Post num negócio viável vão muito além do próprio jornal. Há quem espere que, ao salvar o jornal, Bezos encontre a poção mágica que outros possam copiar.

Todavia, Jeff Bezos sabe que não há uma poção mágica e considera que há um longo caminho a percorrer para que o negócio volte a ser rentável: “Não há um mapa e desenhar um caminho para o futuro não vai ser fácil. Vamos ter de inventar, o que significa que vamos ter de experimentar.”

Fonte: Público

Revista erótica francesa da revolução sexual volta ao mercado

82966A revista masculina francesa Lui, fundada em 1963 e que marcou época na revolução sexual até fechar as portas em 1994, vai renascer em plena era digital.

Vinte anos depois do desaparecimento, a revista vai voltar pelas mãos do publicitário Frédéric Beigbeder. O primeiro número saiu com  200 páginas, um preço de 2,90 euros e uma tiragem de 350 mil exemplares, a mesma tiragem diária do Le Monde.

Fonte: Estadão

The Onion deixa de ser publicado em papel

theonion-anniversary-ubj-45-146-477-394O diário satírico norte-americano The Onion deixará de ser publicado em papel, a partir de 12 de Dezembro.

O presidente do meio, Mike McAvoy, considera que o jornal impresso “já não é um negócio rentável”, e decidiu manter apenas a versão digital da publicação.

Desta forma, o The Onion chega ao fim de uma etapa iniciada em 1988.

Fonte: The Business Journal

Crise da imprensa regional diária em França e Espanha

6a00e552985c0d8833019b00c2816e970c-800wiAlguns analistas apontam a “imprensa de proximidade” como uma das soluções para o fim da crise da imprensa, mas a observação de casos particulares mostra que a realidade não é assim tão linear.

Em Espanha, El Correo de Andalucía, um título com 114 anos, está em riscos de desaparecer e são os próprios jornalistas que estão a tentar evitar a extinção do jornal.

Em França, a imprensa regional atravessa um período negro e, este ano, já encerraram dois jornais diários regionais: Le Pays e Dijonscope.

Fontes: El Correo de Andalucía e Rue89

El Mundo avança com novo modelo de desenvolvimento

El_Mundo-logo-03E168BBB2-seeklogo.com_O diário espanhol El Mundo iniciou uma revolução a todos os níveis, com especial incidência nas versões digitais. A direcção considera que esta transformação é “um terramoto dentro do tsunami”, que o coloca uns anos à frente da concorrência.

Um reputado membro da Real Academia Espanhola, Luis María Anson, afirma na sua coluna de opinião que “EL MUNDO é o primeiro periódico impresso espanhol que se instala no futuro”.

Fonte: El Mundo

CEO do Financial Times desmente fim da edição em papel

FA4E6CEE-71A3-6163-D146-E484C16C8E6DEm entrevista à Reuters, o CEO do Financial Times afirma que o esforço que está a ser feito no desenvolvimento web não significa que a versão impressa vá desaparecer.

O jornal, em tom rosa salmão, tem já 125 anos e continuará a existir, de acordo com o CEO John Ridding.

“A ironia é que o formato impresso tem um futuro muito bom”, disse o executivo. A estratégia digital, em sua opinião, não é um passo para o fim da edição impressa .

Fonte: Reuters

Vendas de jornais portugueses continua em queda

CMDe acordo com os mais recentes dados da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação (APCT), as vendas de jornais em banca continuam a decair.

O Correio da Manhã continua a ser o mais vendido entre os jornais que são auditados pela APCT, o segundo lugar pertence ao semanário Expresso.

Entre os diários generalistas o que menos leitores perde é o Diário de Notícias. A maior quebra de vendas registou-se no semanário Sol.

Nos desportivos, o segmento continua a ser liderado pelo Record (A Bola não é auditado pela APCT), enquanto que nos económicos – um segmento que parecia conseguir resistir à crise, mas acabou por ceder à quebra nas vendas – o Jornal de Negócios é indicado como o líder, apesar de o OJE, que funciona num formato “low-cost”, ser o económico com mais tiragens.

Fonte: Correio da Manhã

Nova revista mensal Quatro Quatro Dois

quatro_quatro_dois_revista_futebol_portugal_goody_mourinhoA editora Goody é a responsável pela versão portuguesa da revista de futebol Four Four Two. A versão portuguesa terá uma periodicidade mensal e o primeiro número é referente ao mês de Novembro.

A Quatro Quatro Dois, que na sua versão original é a revista de futebol mais vendida do mundo, promete “artigos exclusivos de elevada qualidade editorial, com registo fotográfico de alto nível”.

A Goody era já responsável pela revistas BGamer, TopGear, Empire e T3.

Fonte: Goody