O Crime suspende publicação

Capa do último número

Capa do último número

O jornal O Crime foi suspenso. A sua última edição saiu para as bancas no dia 5 de Fevereiro.

O director do semanário, Miguel Curado, comunicou por e-mail aos jornalistas da publicação que esta “seria suspensa por tempo indeterminado e que vai passar por uma reestruturação profunda.” Quanto aos pagamentos em atraso, esses também serão postos em dia, apesar de “não falar de prazos”, escreveu.

O Crime, com cerca de 30 anos, foi fundado por Vera Lagoa, pseudónimo de Maria Armanda Pires Falcão, que foi também directora dos jornais O Sol e O Diabo, ambas publicações de 1976

Fonte: Jornal de Negócios e Público

Nem Digital, nem em Papel será assim a Cabide

Revista Cabide

Revista Cabide

A revista Cabide, que não terá formato nem digital nem em papel, irá ocupar durante os dias 29 de Maio e 1 de Junho o cinema São Jorge, em Lisboa. A revista, segundo o responsável do projecto, João Pombeiro, nasce “ da ideia de fazer uma revista ao vivo que obedeça aos mesmos propósitos de uma revista tradicional”.

Mais pormenores serão revelados em Março, mas João Pombeiro, adianta que o primeiro número da Cabide terá como ponto de partida uma pergunta relacionada com a saída da troika de Portugal. “Não é uma revista conceptual. Queremos ter temas muito concretos”, aponta.

A capa estará exposta no exterior da fachada do São Jorge. Ao longo de quatro dias haverá entrevistas, debates, conferências, ilustrações, para além de momentos de teatro e música. O grupo de colaboradores, que será em breve divulgado, é descrito como “sólido”. Luís Alegre, responsável pelo atelier Ideias com Peso, assume o design do projecto.

Fonte: Meios & Publicidade

Angola tem nova Revista

Revista Rotas& Sabores

Revista Rotas& Sabores

A nova publicação da Edicenter, empresa do grupo angolano Executive, lançou a revista Rotas& Sabores. A revista é bimestral e bilíngue e tem como temas principais o turismo e o lazer.

O grupo angolano Executive está no mercado há mais de 20 anos e tem actividades nas áreas do audiovisual, impressão digital e media. Abriu a sua filial em Lisboa em 1998.

Fonte: Briefing

‘Libération’ poderá deixar versão impressa

logo-liberation-311x113O jornal ‘Libération’ pode acabar na sua versão em papel. Na manchete do jornal, no dia 8 de Fevereiro, os jornalistas contestam os planos dos proprietários para transformarem o ‘Libé’ numa rede social, e a sua sede num espaço de cultura e debates. Lê-se: “Somos um jornal, não um restaurante, não uma rede social, não um espaço cultural, não um estúdio de televisão, não um bar, não uma incubadora de start-up…”

Esta foi a resposta editorial dos trabalhadores deste diário parisiense aos planos dos proprietários para tentar resolver a grave crise financeira (perdas de mais de um milhão de euros em 2013, dívidas acumuladas de seis milhões) e de vendas (queda de mais de 15% nos 11 primeiros meses do ano passado, e abaixo dos 100 mil exemplares em novembro) que afecta este título fundado em 1973 pelo filósofo Jean-Paul Sartre como um jornal de combate da esquerda maoísta, sem accionistas nem publicidade, e que celebrou 40 anos de vida em 2013.

Fontes: The Guardian ; Diário de Notícias

Ler a Mente só no iPad

Os 2 designers, Vasco Colombo e Raquel Porto, acabam de lançar um novo projecto: a revista Mente. A revista é trimestral e de leitura gratuita, destina-se a um público culturalmente interessado, e pretende, segundo os designers, proporcionar uma experiência diferente e interessante tirando partido do suporte multimédia, uma vez que será lançada em exclusivo para iPad.

O primeiro número será dedicado aos criadores nas áreas da moda, literatura, música, design, ilustração e dança.

Fonte: Briefing

The Huffington Post já estreou no Brasil

Foi lançado no Brasil The Huffington Post. A versão brasileira surge com o nome Brasil Post, uma inovação em relação a outras edições estrangeiras, uma vez que mantêm o nome Huffington.

Segundo a fundadora do portal, Ariana Hiffington “o Brasil é o lugar perfeito para o Huffington Post ampliar a sua plataforma”, isto porque” os brasileiros são sociáveis por natureza, na rede e fora dela”.

O Brasil é o décimo país onde o Huffington Post está presente.

Fonte: Briefing

Newsweek só para Março

Newsweek_LogoLo

O regresso da revista norte-americana Newsweek foi novamente adiado. A revista, que deixou de circular no final de 2012, acaba de adiar o seu regresso pelo menos até ao próximo mês de Março.

O editor da revista, Jim Impoco, referiu à Advertising Age que o “editorial está pronto, mas a produção está a ser aguardada”. A nova edição impressa terá 100 mil exemplares para assinantes e a data de capa será no dia 7 de Março.

Fonte: Meios e Publicidade