Experiências#2

A etapa final da formação em Jornalismo na UMinho faz-se em Projeto de Jornalismo. É uma unidade curricular em que os estudantes desenvolvem um projeto de investigação jornalística numa lógica multimédia, articulando formatos, géneros e conhecimentos adquiridos não só na área do jornalismo, mas também em outras disciplinas da Licenciatura. Estes trabalhos são publicados em formato digital e, no último ano, tem-se procurado orientá-los na direção do jornalismo de dados (tanto quanto é possível fazê-lo). Em grupos de dois, os alunos podem escolher o tema que querem tratar, que tem de ser relevante, atual (ou, por algum motivo, ter ganho atualidade) e suportado pela leitura dos dados. Tudo isto sem esquecer “o apego a uma boa história”.

Este Projeto de Jornalismo tem sido também um espaço de aprendizagem para os professores, que a cada ano vão aprendendo como ensinar jornalismo para o “ambiente digital”. Por isso mesmo se refere no blogue onde estão publicados os trabalhos que esse é, acima de tudo, “um lugar de repouso sereno para o fruto de muitas horas de trabalho”.

Luís António Santos e Sandra Marinho | UMinho