A representação da dor na imprensa nacional: análise da relação entre os media e as fontes de informação durante a experiência de estágio no Jornal de Notícias

Tendo como base a experiência enquanto jornalista estagiária na secção Grande Porto do Jornal de Notícias, durante a minha tese de mestrado, procurei refletir sobre a forma com os jornalistas abordam e tratam as situações de dor.

Acidentes, mortes e perda de bens foram alguns dos temas trabalhados durante o período de estágio. Foi-me possível acompanhar, na primeira pessoa, todo o processo de construção de  noticias referentes a assuntos deste âmbito. A abordagem que é feita a este tipo de temática, assim como o contacto que é estabelecido com as fontes de informação foram os principais objetivos traçados para este trabalho.

Neste sentido, desenvolvi uma análise teórica que envolveu a exploração de conceitos relacionados com o jornalismo de proximidade (Duarte, 2005; Camponez, 2002), a tragédia (Torres, 2006; Panti e Sumiala, 2009),  a imagem (Boltanski, 1999; Sontag, 2003) e as emoções (Pantti, 2010). Foram enquadrados alguns dos mais mediáticos assuntos, desde o início do século XXI, que envolveram a temática da dor, tais como a queda da ponte de Entre-os-Rios ou o ataque às Torres Gémeas.

A minha experiência enquanto jornalista estagiária serviu como complemento à exploração teórica. Nesta parte do trabalho, com um perfil mais pessoal, foram abordados os desafios enfrentados durante a redação de notícias relacionadas com casos trágicos. O contacto com as fontes e o processo de construção destas notícias são alguns dos aspetos abordados. Confrontar investigações, teorias e ideias com experiências práticas e concretas foi sempre o objetivo do meu trabalho.

A tese “A representação da dor na imprensa nacional : análise da relação entre os media e as fontes de informação durante a experiência de estágio no Jornal de Notícias”  resulta de um período de estágio de três meses na redação do JN do Porto e foi defendida com aproveitamento na Universidade do Minho.

Tese disponível em:
 http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/29134/1/Ana%20Rita%20Moreira%20Vila%C3%A7a.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>