Adelino Gomes
Jornalista e académico
Participou ativamente na formação de diversas gerações de jornalistas, permanecendo como uma das referências maiores junto da comunidade jornalística. 

AG atribui vantagens competitivas à formação em comunicação no acesso ao mercado profissional, mas o jornalista-investigador admite, igualmente, a existência de perfis mais multidisciplinares. Ler mais

Uma das maiores vantagens da formação académica em Jornalismo/Comunicação será a de que o candidato começou, mais cedo e de forma academicamente tutelada, a problematizar questões específicas da comunicação mediada e do exercício profissional. Mas também vejo com muito bons olhos a presença numa redacção de gente oriunda de outras disciplinas.​

 

Carla Baptista
Docente-investigadora UNL
Especialização – história do jornalismo

CB assume que academia e mundo profissional devem cultivar a autonomia, mas discorre sobre a necessidade de um aprofundamento de laços entre os dois mundos. A esse propósito, a docente -investigadora sugere o envolvimento de profissionais na docência, em todos os ciclos de estudo. Ler mais

A integração de profissionais na docência, em todos os ciclos de estudo, a oferta de cursos livres ministrados por profissionais, o desenvolvimento de unidades curriculares voltadas para a prática jornalística e o estabelecimento de parcerias ao nível da investigação e da produção de conteúdos jornalísticos semi-profissionais são formas de reduzir a distância entre o mundo académico e o mundo profissional que ainda carecem de mais interesse e aposta.

 

Ana Caiola
Aluna de CC UNL

AC critica o distanciamento entre o curso que frequentou e o mundo profissional. A aluna defende o reforço da componente prática nos modelos formativos. Ler mais

Creio que a formação académica deve contribuir para uma formação mais virada para a prática, promovendo uma ligação entre as novas tecnologias de informação e o jornalismo, que tem que acompanhar a evolução dessas mesmas tecnologias, para que não se torne antiquado e desatualizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>