1. Qual deverá ser o papel dos media na promoção da saúde pública?
A promoção da saúde deve ser um projeto de toda a sociedade e não apenas dos profissionais de saúde ou dos media. Aos jornalistas cabe a nobre missão de informar, com rigor e verdade, e, neste contexto, sempre que o tema o exija, podem ter um papel importante na promoção da saúde junto das populações.
2. Como caracteriza a relação entre os jornalistas e as assessorias no sector da saúde em Portugal?
Os assessores multiplicaram-se nos últimos anos, estão por todo o lado. Na maioria das vezes são úteis porque dão acesso a informação, ainda que nem sempre desinteressada, como qualquer fonte. Cabe ao jornalista perceber o que está em jogo e escrutinar.
3. Que estratégias poderiam ser desenvolvidas para melhorar a qualidade dessa relação e, por conseguinte, a qualidade da informação mediática sobre saúde em Portugal?
A qualidade da relação entre assessores e jornalistas poderia melhorar se estes se conhecessem, o que muitas vezes não acontece. As agências de comunicação são muitas e isso dificulta a criação de relações de confiança com os assessores. Aproximar jornalistas e assessores em sessões formativas pode ser uma estratégia. Haja tempo.