Inês Schreck

1.       Qual deverá ser o papel dos media na promoção da saúde pública?

A promoção da saúde deve ser um projeto de toda a sociedade e não apenas dos profissionais de saúde ou dos media. Aos jornalistas cabe a nobre missão de informar, com rigor e verdade, e, neste contexto, sempre que o tema o exija, podem ter um papel  importante na promoção da saúde junto das populações.

2.       Como caracteriza a relação entre os jornalistas e as assessorias no sector da saúde em Portugal?  

Os assessores multiplicaram-se nos últimos anos, estão por todo o lado. Na maioria das vezes são úteis porque dão acesso a informação, ainda que nem sempre desinteressada, como qualquer fonte. Cabe ao jornalista perceber o que está em jogo e escrutinar.

3.       Que estratégias poderiam ser desenvolvidas para melhorar a qualidade dessa relação e, por conseguinte, a qualidade da informação mediática sobre saúde em Portugal?

A qualidade da relação entre assessores e jornalistas poderia melhorar se estes se conhecessem, o que muitas vezes não acontece. As agências de comunicação são muitas e isso dificulta a criação de relações de confiança com os assessores. Aproximar jornalistas e assessores em sessões formativas pode ser uma estratégia. Haja tempo.

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