João D’Espiney

Jornalista do Jornal i

1. Qual deverá ser o papel dos media na promoção da saúde pública?

O papel dos media na promoção da saúde pública deve ser, antes de mais, e como em todas as áreas da saúde ou qualquer outra, analisar e contextualizar as decisões e comportamentos dos vários agentes do sector e da sociedade em geral de forma a poder dar a informação mais rigorosa possível.

2. Como caracteriza a relação entre os jornalistas e as assessorias no sector da saúde em Portugal?

A relação varia de jornalista para jornalista e de assessor para assessor. Mas diria que o mais importante nesta questão depende mais dos responsáveis dos vários serviços de saúde em Portugal. Infelizmente, a cultura da maioria destes responsáveis, na linha do que acontece em relação a quase todos os organismos públicos, ainda é pouco profissional. Mais do que assessorar a imprensa, a maioria dos assessores e dos seus chefes trabalha de uma forma fechada e pouco transparente.

3.     Que estratégias poderiam ser desenvolvidas para melhorar a qualidade dessa relação e, por conseguinte, a qualidade da informação mediática sobre saúde em Portugal?

A principal passaria por briefings periódicos entre jornalistas e os responsáveis dos vários serviços de saúde de modo a conhecerem-se melhor, poderem falar abertamente sobre os assuntos e estabelecer regras de relacionamento transparentes e profissionais.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>