“A doença em notícia” é um projeto que visa responder a quatro questões: De que falam, com quem falam, como falam os jornais portugueses de referência:
Quando publicam artigos noticiosos sobre as doenças?
Quais as percepções dos jornalistas que acompanham o campo da saúde acerca do trabalho que fazem (valores-notícia, relação com as fontes, expectativas das audiência…)?
Como se organizam as fontes de informação institucionais no campo da saúde?
Que avaliação fazem as fontes de informação especializadas em saúde do trabalho jornalístico?
O ponto de partida desta investigação assenta na análise, desde 2008, de três jornais nacionais, com uma linha editorial distinta: “Expresso” (semanário de referência), “Público” (diário de referência) e “Jornal de Notícias” (diário popular). De entre os artigos noticiosos publicados, recortada para a amostra textos que, através de enfoques diversos (político, económico, biomédico…entre outros), se centrem em doenças.
Este projecto tem réplicas noutros países e pretende constituir-se como plataforma de diálogo entre jornalistas e fontes de informação especializadas no campo da saúde.
Este trabalho é financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Factores de Competitividade – COMPETE (FCOMP-01-0124-FEDER-009064) e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto «A Doença em Notícia» (PTDC/CCI-COM/103886/2008).
Gostava, em primeiro lugar, de parabenizar a equipa que está à frente deste trabalho muito necessário para a melhoria da qualidade da comunicação da saúde, em geral, e através do jornalismo impresso, em particular. Em segundo lugar, deixo-vos saber que está em curso o meu trabalho de doutoramento que, apesar de não ter como foco a doença no jornalismo impresso, também está ligado à comunicação da saúde, nomeadamente na relação entre literacia mediática e o desenvolvimento de competências na área da saúde.