Próximas atividades do projeto

Sai já no próximo mês de dezembro o segundo número da newsletter “A Doença em Notícia”. Centrada nos últimos eventos do projeto de investigação com o mesmo nome, a publicação dará conta dos últimos outputs e resultados obtidos. Está ainda previsto para o mesmo mês a publicação de um E-report do Encontro Científico sobre Comunicação e Saúde, onde serão apresentadas as principais conclusões.

Encontro Científico sobre Comunicação e Saúde

Decorreu, no passado dia 9 de novembro, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais (Universidade do Minho), o Encontro Científico sobre Comunicação e Saúde. O evento reuniu um pequeno grupo de trabalho formado por jornalistas, assessores, investigadores e intervenientes do panorama da saúde portuguesa, e realizou-se no âmbito do projeto de investigação “A Doença em Notícia” (CECS-FCT).

Durante a manhã a equipa apresentou o projeto, bem como um conjunto de resultados preliminares. Considerando a análise dos artigos que focaram a temática da saúde nos jornais Público, Jornal de Notícias e Expresso, mencionaram-se resultados referentes aos temas, ângulo, género noticioso e fontes desses mesmos artigos, entre outros. A tarde foi preenchida por um debate em torno do tema da formação em Comunicação e Saúde contando com a participação de todos os convidados.

O evento teve os apoios do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, do Instituto de Ciências Sociais (UM), da Delta, Padaria das Trinas (Guimarães) e Unicer.

O projeto “A Doença em Notícia” é financiado por Fundos FEDER através do Programa Operacional Factores de Competitividade – COMPETE (FCOMP-01-0124-FEDER-009064) e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto «A Doença em Notícia» (PTDC/CCI-COM/103886/2008).

Encontro Científico sobre Comunicação e Saúde

DR

É já amanhã, na Sala de Atos do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, o Encontro Científico sobre Comunicação e Saúde. Este evento, reunirá um pequeno grupo de trabalho formado por jornalistas, assessores, investigadores e intervenientes do panorama da saúde portuguesa, e realiza-se no âmbito do projeto de investigação “A Doença em Notícia” (CECS-FCT).

A manhã será preenchida pela apresentação e discussão de resultados preliminares deste projeto pelos membros do mesmo. Durante a tarde será debatido o tema da formação em Comunicação e Saúde. Esperam-se intervenções de instituições como o Instituto Português de Oncologia (Porto), a Liga Portuguesa Contra o Cancro, Ministério da Saúde, Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP) e União Europeia de Hospitalização Privada (UEHP). Na área farmacêutica conta-se com a presença da Bial e Sanofi-Pasteur MSD. A perspetiva jornalística será dada por profissionais do Correio do Minho, Diário do Minho, Jornal de Notícias, TSF e Visão.

APOIOS: